sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Pergunta de Leitora - Encontrar luz no fim do túnel


Tenho dois filhos normais e que podem batalhar pela vida. Só que tenho um filho com deficiência. Antigamente eu me recuperava fácil dos problemas e dos desafios da vida, mas agora não é mais assim. Me preocupo como esse filho vai sobreviver. Minha casa está uma desordem e minha vida está de pernas para o ar. Me sinto mal pelo meu filho e queria poder fazer algo a respeito, mas não sei o que. Não tenho mais vontade de viver e de fazer nada. O que será que me acontece?

            Faltam-me mais informações para poder entender a situação em que você se encontra. As coisas ficaram meio obscuras no seu email. Não sei qual a deficiência do seu filho, não sei do que você está falando e está enfrentando. No entanto, o que fica claro é que você está bastante pessimista e não consegue vislumbrar uma luz no fim do túnel. Isso pode ser bastante perigoso.
            Pode ser perigoso porque permanecer nesse estado poderá te levar à uma depressão. Talvez até já esteja deprimida o que torna importante sair desse estado o quanto antes. A depressão jamais te ajudará em nada e nem dará as respostas que você necessita. Estas só poderão ser encontradas ao enfrentar os problemas.
            Você deve se perguntar o que está lhe acontecendo para se encontrar tão sem esperanças. O que será que mudou na sua vida? Antes você se sentia mais forte e mais confiante, você disse, mas então o que mudou? Será que é preocupação com a condição do seu filho ou há mais coisas? Aliás, é verdadeira a afirmação de que seu filho não tem a menor chance de cuidar de si? Desconheço o que se passa com seu filho, mas há muitas mães que jamais acreditam que seus filhos portadores de alguma deficiência possam fazer algo. Se ele não puder fazer nada mesmo, você terá que pedir ajuda dos seus outros filhos. Será que isso é também razão para preocupação?
            Certamente há soluções para a sua vida, talvez não sejam as que você idealizou, mas você só vai conseguir encontrá-las se se levar a sério e sair desse estado e aceitar o que for possível dentro da realidade. Você está enxergando a vida de maneira muito sombria e difícil e isso lhe traz muitos prejuízos. Não se esconda atrás das suas tristezas e encontre uma maneira de pedir ajuda, seja profissional, da família e de amigos. Você pode ser capaz de sair da situação em que se encontra, por pior que ela seja, mas precisa trabalhar para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário