sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Pergunta de Leitor - Abandonar a Culpa


Tenho 23 anos e há algum tempo sei que sou gay. Como sou bastante católico sempre me foi dito que ser gay é algo ruim e pecado. Fiquei muito confuso em relação a tudo isso e sempre fiz de tudo para gostar de mulher em vez de homem. Cheguei a pensar em suicídio para não ter esse desejo por homens e fiquei depressivo quando percebi que isso não mudava. Eu não sei bem o que fazer, já fiz de tudo para mudar e ser um homem normal, não quero ser veado. O que posso fazer? Será que existe algum remédio que tira o desejo sexual? Porque se tiver eu quero tomar.

            Eu diria que o maior problema que você enfrenta não é a sua orientação sexual, mas a opressão do seu próprio julgamento. Você hoje é um torturador de si próprio e isso é extremamente danoso para a sua auto-estima e para o seu desenvolvimento. Você se xinga de “veado” e se rebaixa por “não ser um homem normal” como se existisse homem normal. Nesse momento você se tornou o seu pior inimigo.
            Ninguém escolhe a orientação sexual, portanto não há porque se sentir culpado como se você pudesse ter evitado a sua homossexualidade e como se homossexualidade se tratasse de doença. Ser homossexual é apenas mais uma outra forma de amar e ser amado entre tantas. O problema aqui é que você deve ter internalizado e estabelecido como lei o julgamento que a religião faz da homossexualidade. Quando a religião julga e condena uma forma de amar e ser amado presta um enorme desserviço, pois transforma algo que pode ser bonito em algo impuro.
            A religião condena a homossexualidade baseado no fato de que não se trata de sexo para fins reprodutivos. Isso é um erro já que sexo vai além dos fins biológicos e passa a ter outros sentidos. A igreja tenta condenar a natureza do que é humano e só traz culpa. Nada pior do que viver se sentindo culpado. Você não é só homossexual, mas muito mais do que isso, você é um humano em busca de ser feliz e esse direito ninguém pode lhe tirar.
            Somado ao sentimento de culpa há também o medo de não ser aceito pela sociedade. Realmente há menos aceitação para os homossexuais, no entanto não é impossível você conseguir ficar bem sendo quem é. Para isso vai ser preciso abrir mão do autojulgamento e estabelecer consigo um relacionamento mais generoso. Quem precisa te aceitar em primeiro lugar é você mesmo. Caso não consiga fazer isso sozinho procure quem te ajude, procure ajuda profissional de alguém que não seja preconceituoso e te ajude para você aprender a ver a pessoa que você realmente pode ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário