sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Pergunta de Leitora - Sempre se aprontar


Me considero uma pessoa experiente. Tenho já quase setenta anos e já passei por muitas coisas nessa vida. Só que não me sinto realizada e pronta na vida. Não sei o que me falta. A impressão é que sei tão mais que os jovens, mas ao mesmo tempo parece que me sinto solitária. A vida já me deu minha cota de experiências e já a sinto sem surpresa nenhuma. Acho que nada nessa vida é hoje capaz de me surpreender. Quando será que estarei com a sensação de estar pronta e plenamente realizada? O que mais me falta acontecer?

            Que triste que é dizer que nada mais nessa vida é capaz de lhe surpreender. Viver como se mais nada pudesse trazer algo novo e inesperado é desalentador. Em outras palavras, parece-me que você fala que a vida não te encanta e que você se sente incapaz de tirar algum proveito dela. Isso é grave e você deveria procurar refletir sobre esse estado de mente.
            Deveria se perguntar por que enxerga a vida com olhos tão desencantados. O que te levou a ocupar essa posição? Você considera conhecer tão mais que os jovens, mas como será que você usa esse conhecimento na sua vida? Provavelmente o usa de forma não eficaz já que o que você já sabe parece que lhe fez perder o gosto pela vida. E por que você acredita em ter que estar pronta? Que significado tem isso para você?
            Enfim, são muitas as perguntas que se faz necessário responder. Ao buscar essas respostas você poderá criar uma nova visão de mundo que lhe seja mais proveitosa e se livrar de um funcionamento que só te deixa na posição de insatisfação. Você acredita numa falsidade que é o estar pronta, ou seja, sem precisar mais nada da vida. Essa é a posição da morte e não de alguém que se encontra vivo. Você se identifica mais com a imobilidade do que com o movimento e com isso perde o gosto que a vida poderia lhe proporcionar. O que importa na vida é estar sempre se aprontando e jamais ficar pronto.
            Ao contrário do que você diz, você não é uma pessoa experiente. Aldous Huxley, escritor inglês, escreveu que “Experiência não é o que nos acontece, mas o que fazemos com o que nos acontece” mostrando que o fato de lhe ter acontecido muitas coisas, em si, nada significa. A experiência é conquistada com muito empenho e força de vontade, é um trabalho, e a ideia da frase de Huxley desmente que ser experiente seja apenas uma questão de idade cronológica. Que tal se transformar realmente em alguém experiente cuidando de si mesma? Abra mão de querer estar pronta e aceite se aprontar; e quem sabe a vida não venha a lhe surpreender?

Nenhum comentário:

Postar um comentário