sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Pergunta de Leitora - Mundo Virtual


Sou uma mulher inteligente, mas ultimamente noto que algo está muito errado comigo. Tenho 26 anos, terminei minha faculdade e não consegui emprego. Então estou na casa dos meus pais que me sustentam. Acho que comecei a ficar depressiva e comecei a jogar pelo computador. Não parei mais e hoje é a única coisa que eu faço. Jogo de dia, de noite e prefiro jogar a sair. Já não tenho mais amigos e nem perspectiva de vida. Meus pais dizem que não tenho mais jeito. Só quero ficar jogando, mas sei que isso está errado. O que me acontece, meu deus? Não me entendo.

            Você é inteligente, estudou e se formou. No entanto, conseguir um trabalho foi difícil, pois conquistar um espaço no mundo do trabalho é bem mais complexo mesmo e com isso você, provavelmente, se frustrou e recuou. Voltou-se para um estado onde não precisa encarar a vida e a vida que vive é a virtual e não a real.
            Jogar compulsivamente é a única maneira que você, hoje, consegue lidar com a vida e suas frustrações. Afinal, nos jogos você sempre pode ganhar outra vida quando tudo dá errado e não precisa lidar com consequências reais. É muito mais cômodo jogar ao invés de viver, porém é muito mais limitante, já que jogar não lhe traz nenhuma experiência de vida verdadeira. Você mata o tempo jogando, mas se pensarmos que a vida é feita de tempo pode-se perceber que no fim você acaba matando a própria vida.
            Com os jogos você vive uma falsa vida. Transforma tudo aquilo que pode haver de bom e produtivo dentro de você em alucinação. Os jogos te proporcionam um ambiente para alucinar. O problema é que alucinação não enche barriga, ou seja, não nutre a vida. Com isso corre o risco de ficar desnutrida e que nesse caso é ficar desprovida de sentidos e significados.
            O que se faz necessário, então, é que você entenda por que mata o tempo e suas possibilidades em vez de usá-las para o seu crescimento. Quando você escreve que não se entende é bom, porque implica que você percebe em si coisas que vem te assustando e limitando. Consegue ver que algo dentro de você não anda eficiente e que precisa transformar isso para poder viver de fato. Não devemos jamais matar o tempo, mas saber usá-lo sempre para que nos proporcione o que de melhor pode haver na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário