sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Pergunta de Leitor - Abaixo da Superfície


Gosto muito de pensar sobre questões de caráter filosófico. Enfim,
abaixo uma delas que gostaria de compartilhar e pedir a opinião
profissional, porque muitas pessoas pensam  nessa opinião como um
tanto quanto depressiva.
Prefiro acreditar em um fim. Aceito a morte de uma forma natural e até mesmo confortadora. Pois todo o sofrimento, dores, angústias, um dia terão um fim.
Pensar em vida eterna seria angustiante para mim. Não me defino como cético, porque acredito na história de Jesus Cristo, mas ao mesmo tempo não consigo aceitar muitas coisas que a bíblia e a igreja impõe. Isso é um pouco contraditório no meu ponto de vista...e confesso que me atrapalha as vezes.
Ao mesmo tempo, acredito também que a falta de sentido na vida é o que me faz ver sentido nela. Todos os mistérios que a rodeiam são o que a tornam interessante, nem tudo precisa ter resposta. Para mim, aceitar e acreditar em um fim, me faz viver mais plenamente.
Eu sei que essa é uma questão muito profunda, e tentei resumir da melhor maneira possível esse pensamento.

            Por que será que você pediu uma opinião profissional sobre o seu pensamento? Porque provavelmente intui que abaixo da linha da superfície existe muitas outras coisas. Você disse que muitas pessoas acham seu pensamento um tanto quanto depressivo. Não sei dizer se esse é o caso, porém o que mais me chama atenção é que você percebe em si algo que, pelo menos ainda, não consegue saber o que seja, algo que está à procura de um sentido. Hoje, você está procurando um sentido para a sua vida, mas não referente às questões filosóficas da vida, mas às questões da vida interna.
            Nas suas palavras a contradição te atrapalha, mas qual contradição? Acredita em Jesus, mas não consegue aceitar algumas coisas que a bíblia e a igreja colocam. Diz que a falta de sentido é que te faz sentido. Creio que na verdade não seja nem da bíblia, de Jesus, da igreja que você está falando, mas de como sente a sua vida mental. Você está tentando lidar com sua mente procurando algo que venha a trazer sentido nela, porque no momento ela se encontra caótica e te leva a certo grau de sofrimento. Não são dos sofrimentos da vida eterna que você fala, mas dessa vida quando se tenta pensar sobre ela.
            Você sabe que essa questão é muito profunda, como você mesmo disse, porque de alguma maneira já notou que se trata daquilo que você sente e de como vive a sua vida mental. Parece que há tantos pensamentos aí dentro de você, à espera de serem vividos, parece que há toda uma vida para ser experimentada. Não é a toa que você encara a morte até mesmo como confortadora, pois não é da morte em si que se refere, mas do fim de tantos pensamentos que se encontram aí internamente e que vêm causando desconforto. São muitos pensamentos para pouca digestão.
            Essas questões não serão resolvidas através da filosofia e nem de criar um pensamento que você possa aceitar aplicar, mas à medida que puder viver a própria experiência emocional, à medida que você puder ir abandonando as teorias e se colocar disponível para viver as experiências de vida. Quando puder aceitar que a vida interna que possui precisa ser vivenciada para produzir conhecimentos e aceitar que ela trará, quer queira ou não, dores e sofrimentos, poderá enfim entender melhor que está procurando por realizar a sua própria verdade. Em outras palavras, estará procurando você mesmo e não um pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário