segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Se Ajudar


“De nada vale ajudar a quem não se ajuda” (Confúcio)

            Confúcio, filósofo e pensador da Antiga China, era direto em seus pensamentos. Viveu cinco séculos A.C. e fez uma releitura da religiosidade de seus ancestrais. O pensamento, na época, estava meio que perdido em variados desdobramentos o que levava mais à confusão do que ao esclarecimento. Confúcio, com seu alto senso prático, acabou por mudar isso mostrando que o pensamento só é útil quando pode ser vivido na experiência. Com a frase acima, o pensador consegue, de maneira prática, mostrar uma verdade que muitos relutam em enxergar.
            É muito comum encontrar pessoas que querem ajudar outros com tanta intensidade e não percebem e nem se perguntam se a pessoa objeto de ajuda quer mesmo se ajudar. Ninguém tem o “poder” de modificar a vida do outro. Acreditar nisso é se apegar à onipotência. Não que o ato de ajudar não seja bom para o outro ou transformador. Com certeza é, mas apenas para aqueles que se ajudam e que não esperam por milagres. Quem ajuda a si mesmo se coloca disponível para se transformar e é isso que faz toda a diferença.
            Quem não se permite se ajudar é porque está apegado a uma determinada posição e com essa atitude não se disponibiliza a mudar, o que torna a ajuda alheia que recebe algo infrutífero. Quando alguém não se faz disponível para se transformar e modificar a forma que pensa e age, fica imobilizado e se repete. A repetição é uma das piores coisas que podem acontecer na vida de qualquer um, já que a vida requer constantes revisões e transformações. Qualquer ajuda que uma pessoa nessa posição recebe é nula, pois não encontra, internamente, um terreno onde possa germinar e trazer algo novo. Quem não se ajuda compromete “seu terreno interno” e o torna estéril.
            Agora, quando alguém se ajuda e se coloca disponível para aprender é tal qual um tesouro. A ajuda, nesses casos, pode fazer toda a diferença na vida. Ajudar uma pessoa que se ajuda é enriquecer vidas e por consequência o mundo. Ajudar quem não se ajuda é desperdiçar algo precioso num campo estéril. Confúcio, em sua grande sabedoria e praticidade, percebeu que a ajuda em si não tem necessariamente valor, mas o que realmente importa é o que cada pessoa vai fazer com a ajuda que porventura recebe. O que cada um faz consigo é que tem verdadeiramente poder. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário