sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Pergunta de Leitora - Escuridão e Luz


Sou uma pessoa consciente e realista nesse mundo de escuridão. Existe muita violência e falta de respeito. Tem corrupção para tudo que é lado, gente morrendo de fome e doente. Como é possível ser feliz nessas condições? Acho que é impossível. Como posso estar bem e sentir algum prazer se o meu próximo está mal? Será que tem possibilidades de alguém ser realmente feliz?

            Não penso que você seja tão realista assim como você diz. Creio que você seja pessimista. Ser verdadeiramente realista implica aceitar a realidade e esta tem coisas boas e más. O mundo traz tanto a possibilidade do prazer e da paz quanto o gosto amargo da dor e da injustiça. Parece-me que você não aceita o mundo e a realidade.
            Você se preocupar e se solidarizar com o próximo é louvável e digno. Isso demonstra que você é capaz de sentir empatia e que por isso mesmo consegue se colocar no lugar do outro. Não são todos que conseguem isso e que se preocupam com o que se passa com o vizinho. No entanto, você parece enxergar o mundo como um lugar tenebroso, um lugar onde só há sofrimentos e nada existindo de bom. Aí você se engana.
            O mundo pode, sim, ser um lugar hostil e cheio de coisas ruins, mas há também muita beleza e coisas boas. Será que você se coloca disponível para enxergar o que é bom? E por que você só pode ser feliz se as condições do mundo forem favoráveis? Para a felicidade existir o mundo não precisa ser o melhor dos lugares, mas basta você se permitir ver as coisas boas e aproveitá-las.
            Se você é capaz de seguir sua vida sem violência, sem desrespeito e sem transgredir seus valores você pode ser feliz e sem culpa. Será que você se sente culpada por poder ser feliz enquanto há pessoas que não o são? Se for esse o caso posso lhe dizer, sem sombra de dúvida, que permanecer num estado de pessimismo não vai ajudar a mudar nada. A visão que possui do mundo é escura e você precisa de luz. Lhe falta a iluminação que é o estado de poder ver claramente e sem empecilhos a sua própria vida. Essa iluminação só pode ser alcançada quando você conseguir entender o que é a escuridão que te habita e dissipá-la. Você precisa escolher se quer aceitar tão somente a escuridão ou se vai procurar a luz da compreensão e mudar a sua visão de mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário