sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Pergunta de Leitora - Desunião


Tenho 58 anos e sou mãe de um filho que já é casado. No almoço de páscoa ele e meu marido tiveram uma violenta discussão e meu filho foi embora e desde então não fala nem comigo e nem com o pai. Meu marido já pediu desculpas e reconheceu que parte do erro dessa discussão estava com ele mesmo, mas meu filho está irredutível em falar conosco e voltar a bons termos. Ele nos culpa por tudo de ruim que acontece a ele dizendo que seria melhor não ter nascido e que eu deveria tê-lo abortado. Antes dessa discussão tínhamos uma família feliz e unida, mas agora parece que tudo foi por água abaixo. Não sei o que fazer, mas sinto que preciso fazer algo, mas o que?

            Como uma discussão, por mais terrível que seja, pode desunir tão rapidamente o que antes se encontrava unido e bem? Nenhum bom relacionamento pode ser destruído através de uma única discussão. O que me parece é que já havia um sentimento de ressentimento permeando a relação familiar e que no almoço apenas explodiu e se revelou. A discussão foi a gota d’água e não a origem do desentendimento.
            Provavelmente essa discussão não foi por um tema atual, mas por muitas coisas que provocaram ressentimentos ao longo da vida e que nunca puderam ser devidamente elaborados. Foram se acumulando no decorrer dos anos até que por fim não deu mais para suportar e terminou por se transformar numa violenta discussão e impasse entre o filho e os pais. Saber disso pode te possibilitar a entender melhor os sentimentos que realmente provocaram esse impasse entre vocês.
            Seu filho já é adulto e casado, mas se comporta como um adolescente. É típico do comportamento adolescente projetar todas as suas frustrações em outrem e se eximir de qualquer responsabilidade. Só que isso revela imaturidade emocional mostrando que seu filho é adulto no tempo cronológico, mas não no tempo emocional. Fica irredutível e teima em ficar na posição de vítima incompreendida, enquanto os pais ficam na posição de carrasco. É provável que seja assim que ele sinta a situação toda, o que exige de você bastante tato para lidar com isso.
            Nesses casos o melhor remédio é o tempo e a paciência. Não adianta forçar um entendimento ao se filho, isso só te afastará dele e o levará a desconfiar de você. Nesse momento ele não quer se abrir com você. A única coisa a fazer é você sempre se fazer disponível para o seu filho e aceitar isso tudo que está acontecendo, ser paciente e esperar que o tempo coloque vocês todos numa possibilidade de virem a resolver os problemas como adultos. Mostrar amabilidade e gentileza com ele quando se falarem, mas sem forçar nada mais. O tempo poderá, talvez, trazer uma cura bem como uma nova possibilidade de relacionamento, mas para isso todos precisarão ser adultos de fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário