sexta-feira, 18 de julho de 2014

Pergunta de Leitora - Sem vez e sem voz


Tenho 35 anos e nunca casei e só tive namorados esporadicamente. Tenho uma amiga, da mesma idade, que tem uma vida bem agitada e excitante. Ela tem vários namorados, viaja muito e se diverte a beça. Frequentemente ela me conta todas as suas experiências só que na nossa conversa eu nunca tenho chance de falar nada. Não só porque eu não tenho nada a dizer mas também porque ela monopoliza todo o tempo. Só ela fala e percebi que ela nunca tem tempo de me escutar e me entristeço com isso. Como devo falar com ela sobre isso? Será que devo falar mesmo? Ah, ia me esquecendo, ela também ficou com um cara que eu queria ter ficado e ela sabia que eu estava interessada nele. Será que ela é traíra?

            Penso que você já saiba a resposta para essa sua ultima questão se ela te traiu. O que me parece que acontece é que você não consegue aceitar e ter que lidar com o que você já sabe. Se faz de ingênua e pratica o jogo do contente tal qual a Pollyanna do livro homônimo.
            Você olha para a sua amiga de uma posição inferior. Deixa que ela te passe para trás e que monopolize toda a conversa. Aliás, não deveria se chamar conversa só quando um fala. O nome disso é monólogo e ela discursa enquanto você ouve como se fosse a audiência. Com ela você não tem vez e nem voz. Resta agora procurar responder por que você age assim.
            A sua relação com essa “amiga” lhe é prejudicial. Por que será, então, que você continua a sustentar um relacionamento desse tipo? Certamente não se trata de amizade, pois na amizade um reconhece o outro e a vez do outro. Na amizade há encontros e não monopólios. A resposta você poderá encontrar investigando seu inconsciente.
            Quando você entender ao o que, inconscientemente, você obedece quando mantém uma pseudo amizade ao invés de estabelecer contatos verdadeiros com pessoas que são capazes de te escutar, poderá se livrar dessa falsa amiga e se preservar de uma maneira mais eficaz. Poderá, também, construir uma auto-estima fortalecida e estruturada que vai lhe ajudar a viver de fato em vez de ser uma espectadora da vida dos outros. Em outras palavras, quando você aprender a ouvir a sua voz as coisas poderão mudar. Que tal você não se trair mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário