sexta-feira, 11 de julho de 2014

Pergunta de Leitora - O Tempo Inevitável


Tenho muito medo de envelhecer. Isto soa bobagem já que tenho apenas 35 anos, mas tenho verdadeiros pesadelos quando penso que o tempo passa. Meu corpo hoje já não é mais o mesmo de quando tinha 20. São coisas que me assustam. Para mim envelhecer está associado à doença, à impotência e à tudo que é ruim. É um medo de me envelhecer tão grande que me assalta todos os dias. Não consigo mais viver.

            O medo de envelhecer atrapalha a sua vida, pois você gasta energia pensando em algo que não está sob seu controle. Você fala e age como se ao se preocupar demasiadamente com a questão do envelhecimento ele pudesse ser evitado ou no mínimo controlado. O fato é que o tempo passa mesmo e para todos, não só para você. Em vez de se preocupar com o envelhecimento, que é inevitável, pode se perguntar o porquê não está vivendo a vida.
            Muitos temem as mudanças físicas que vêm com a passagem do tempo. Isso acontece porque estas geralmente trazem frustrações. O corpo encontra limites que antes não eram tão estabelecidos. Com o envelhecimento o corpo decai. Em alguns casos até mesmo o desempenho mental também cai e impõe sofrimentos. O envelhecimento é o prenúncio da perda que culminará finalmente na morte. Envelhecer é entender que o tempo de validade está passando.
            Apesar de tudo isso soar tão cruel e triste é um processo natural. No entanto, o envelhecimento quando bem usado pode nos proporcionar ganhos muito interessantes e enriquecedores. A nossa compreensão sobre nós mesmos e sobre a vida pode ser bem mais ampla, mais generosa do que quando somos jovens. O real valor de determinadas coisas podem ser mais bem apreciados e podemos deixar de perder tempo com bobagens e tirar mais vantagem daquilo que é possível. Com a idade pode também surgir uma nova consciência, mas apenas para aqueles que conseguem aceitar a passagem do tempo aprendendo com ela.
            Quando você compreender que a vida é um tempo que nos foi emprestado, saberá então que não há tempo a perder. Em vez de desperdiçar o tempo vivendo o medo poderá usá-lo vivendo experiências. É preciso aprender a saber lidar com a mudança para que esta não fique a te assombrar. Numa análise poderá ter a chance de aprender a criar novos modos de se relacionar com a transformação das coisas e daí o envelhecimento não será um fantasma. Viver assombrada é o meio mais rápido de envelhecer de forma negativa, pois perde tempo com o medo em vez de gastar o tempo com a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário