segunda-feira, 28 de julho de 2014

Como a Mente deveria Funcionar


            Muitos reclamam que têm problemas demais na vida e que é impossível se livrar de todos eles. Realmente, não é possível porque na verdade não é realista querer se livrar dos problemas. Os problemas só podem ser transformados, ou seja, deixar de estar na categoria de um problema e se tornar matéria prima para o desenvolvimento. Um conto oriental pode nos ajudar a pensar sobre isso:
            Um discípulo chegou um dia para o seu mestre e reclamou dos seus problemas e de como não conseguia solucioná-los. O mestre então pediu ao discípulo que trouxesse um saco de sal e um copo. Quando o jovem trouxe o que havia sido pedido o mestre o levou até a beira de um lago e encheu o copo de água. Entregou o copo cheio para o rapaz e colocou um punhado de sal na água, mexeu e pediu ao seu discípulo para beber. Quando ele assim fez uma careta surgiu no seu rosto.
            - Por que essa careta? – perguntou o mestre.
            - É impossível beber essa água, mestre. O gosto é péssimo e ela tem excesso de sal.
            O mestre sorriu e despejou o resto do saco de sal no lago, bem como o copo de água nas mãos do rapaz. Tornou então a encher o copo com água do lago e deu novamente ao jovem para que ele bebesse.
            - E agora – perguntou o mestre – consegue beber?
            - Sim mestre, nem parece que o senhor jogou sal.
            - Aprenda essa lição. Com um lago grande você não sentirá o gosto do sal. Exatamente assim ocorrerá com seus problemas.
            Em vez de reclamarmos dos nossos problemas deveríamos expandir nossa mente, pois com uma mente maior os problemas se tornam menores e podem então ser usados para o nosso crescimento. Isso se consegue a medida que trilhamos o caminho do autoconhecimento. Quanto mais compreendemos sobre nós mesmos, maior se torna nossa mente e mais recursos teremos para lidar com os problemas
            Mudando o ponto de vista sobre como lidamos com nossas vidas podemos transformar tudo aquilo que nos perturba e irrita. Os problemas sempre existirão e desejar que eles se vão só porque assim desejamos é ser infantil. O que falta é mente para lidar de forma madura e eficaz com os problemas, mas isso é coisa que se consegue quando nos propomos a aceitar a realidade e a aprender com a vida.

2 comentários: