sexta-feira, 25 de julho de 2014

Pergunta de Leitora - O caminho para a decisão


No final desse ano eu vou fazer vestibular, mas não sei qual curso escolher. Tem tanta coisa que me agrada e que eu gostaria de fazer. Já fiz 3 testes vocacionais e cada um deles deu uma resposta diferente de cursos que nada tem a ver um com o outro. Em vez de ajudar só me trouxe mais complicações. Parece que cada dia eu quero ser uma coisa diferente. O que devo fazer então? Por que será tão difícil escolher?


            Para a sua última pergunta é fácil dar uma resposta. Escolher é difícil porque exige sempre uma renúncia, ou seja, quando você escolhe algo abre mão de muitas outras possibilidades. Para algumas pessoas escolher chega a trazer uma boa dose de ansiedade bastante difícil de tolerar.
            É que quando escolhemos nos percebemos limitados. Não se pode ser e fazer tudo. A vida exige que façamos escolhas e que possamos aceitar as limitações que vêm das escolhas. Quem não aceita as limitações e o fato de que uma hora ou outra é preciso tomar decisões, acaba por não fazer nada. A pessoa foge de assumir responsabilidades.
            Já a sua primeira questão, a do que você deve fazer, é bem mais complexa. É que não existe uma resposta para ela, porque esta cabe à você descobrir. Decidir por uma carreira e encarar um vestibular é coisa séria e demanda pensar bem. Agora, o que parece estar em jogo aqui é que é difícil tomar uma decisão quando cada dia você sonha em ser alguma coisa diferente, quando você desconhece o que realmente quer.
            A resposta sobre qual profissão você deve seguir só poderá ser encontrada à medida que você puder se conhecer mais. O autoconhecimento pode te trazer informações mais reais sobre você mesma que te permita, então, chegar a uma decisão certa para você. Quem se autoconhece tem menos chance de fazer uma escolha errada. Quem sabe se você não se voltar mais a si mesma não lhe seja útil nesse momento? Uma psicoterapia poderia ser de ajuda, pois nela você poderia se questionar com a ajuda de alguém que saiba te escutar e construir um saber de si mais próximo da realidade do seu desejo. Assim, você terá uma base mais sólida para escolher. O único porém é que esse processo pode demandar um tempo considerável, mas há determinados tempos que precisamos nos dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário