sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Pergunta de Leitora - Lição Importante


Tenho medo de muitas coisas nesta vida. Tenho medo de perder todas as minhas economias. Tenho medo de ser assaltada e sofrer violência. Tenho medo de tomar as decisões erradas e me arrepender. Medo de perder a saúde. Medo de perder a vida. Tenho tanto medo de morrer que vc nem faz ideia. Medo de perder o emprego. Enfim, a lista de medo é infinita e não sei o que fazer a respeito disso. O que me diz dos meus medos?

            Os budistas acreditam que só podemos ser realmente felizes se formos capazes de praticar o desapego. A lição do desapego é importante, pois quem não se permite o desapego não tem espaço para evoluir e fica preso à repetição.
            Você se repete através dos seus medos e nessa repetição infinita você se impede de seguir adiante e de aprender com as experiências de vida. À primeira vista você teme perder, seja o que for, e quer evitar essa experiência de perda mesmo ao preço de ficar estagnada.
            O que lhe falta perceber é algo de natureza muito sutil. Falta-lhe compreender que nem toda perda é necessariamente algo negativo ou trágico. Se você não aceita perder nada na vida como poderá haver espaço para coisas novas? Agora, aceitar a perda não é mesmo fácil, mas se faz importante para caminhar adiante. O ato de desapego é de grande ajuda para tornar a experiência da perda tolerável.
            Saber se desapegar deve ser praticado como se tratasse de arte. Só a prática leva ao aperfeiçoamento e se despegar é tão importante assim porque a vida, querendo ou não, forçosamente vai nos trazer a perda, cedo ou tarde. Sendo assim é melhor já ir praticando. O ato supremo de perda é a própria mortalidade e o de desapego é aceitar a própria morte. Quem aceita que está fadado a morrer entende que não tem tempo a perder na vida e a aproveita melhor. Essa sábia lição foi ensinada por Buda milênios atrás. Que tal aprendê-la?

Nenhum comentário:

Postar um comentário