sexta-feira, 20 de junho de 2014

Pergunta de Leitor - Sair do Impasse


Estou casado há três anos e quero ter um filho, mas minha mulher não quer. Nunca havíamos conversado se iríamos ter um filho ou não, mas acho que já está na hora. Agora de tanto brigar ela não mais quer ter relações sexuais comigo. Ela diz que não quer um filho porque está indo bem no trabalho e não quer abandonar a carreira e que ela não se sente como mãe. Mas toda mulher tem instinto materno e ela apenas não está enxergando isso. Tenho certeza de que se ela engravidasse a opinião dela iria mudar, mas como engravidar se ela recusa o sexo? Ela está sendo egoísta comigo, porque não sou um mau marido e nem seria um mau pai. Só quero ter uma família.

            Afirmar que toda mulher tem um instinto materno e que quer ser mãe é um terrível engano. É uma visão limitada e limitadora da feminilidade. Há mulheres que querem ser mães, sonham com isso, porém há outras que não desejam isso e isto não as torna menos mulheres. A visão que você possui de sua esposa é errada e fonte de muitos enganos.
            Ela tem todo o direito de se recusar ser mãe se ela assim não deseja. Nenhuma mulher pode ser obrigada a ser mãe. A maternidade deve ser, acima de tudo, um desejo e não uma obrigação. Caso contrário quem paga o preço é o filho com a própria infelicidade por não ter sido desejado. Ao recusar a gravidez ela não está sendo egoísta, mas honesta consigo mesma.
            A questão é que você parece se sentir rejeitado com a rejeição dela por um filho. Será que você se sente rejeitado por ela não querer um filho com você? Será que é disso o que você está realmente reclamando? Pode ser que quando ela manifesta um desejo que seja o oposto do seu você se ressente e vê isso como egoísmo. Acontece que vocês dois não estão em concordância e talvez seja uma oportunidade para repensar esse relacionamento.
            Quando há discordância entre um casal e isso passa a ser origem de brigas o melhor a fazer é pensar o que está realmente ocorrendo no relacionamento. O problema pode estar além da questão do filho e ser encontrada na maneira como vocês vivem e o que esperam do relacionamento. Você tem todo o direito de ter um filho e constituir sua família. Isso não lhe pode ser negado. Entretanto, ela tem todo o direito de não querer ser mãe. Para resolver esse impasse é necessário saber o que realmente acontece com vocês e daí avaliarem o que precisa ser feito para que todos fiquem em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário