segunda-feira, 23 de junho de 2014

Doença


            O que é doença? Segundo os dicionários é o estado de se encontrar em desequilíbrio, de não se ter saúde e estar incapacitado de viver adequadamente. Na origem da palavra, do latim dolere, significa sofrimento. Doença então pode ser entendido como algo que nos faz sofrer e que tira muito da nossa capacidade de viver bem. No entanto, damos muita importância às doenças de ordem orgânicas e pouquíssima importância àquelas de ordem psicológicas. Qualquer que seja o tipo de doença sempre pagamos um preço alto demais.
            Quando o mal é orgânico ele é sentido no corpo e causa uma dor física. Esse tipo de mal é bem aceito. Agora quando o sofrimento tem origem na vida mental ele é não é bem visto e em muitos casos é até considerado “frescura” de quem o padece. Porém, a doença psicológica é tão traiçoeira e destrutiva quanto qualquer mal orgânico, pois ela mina o prazer pela vida.
            A doença de ordem mental é silenciosa. Vai se instalando aos poucos e nunca aparece de supetão, salvo em alguns casos, mas de forma geral surge vagarosamente e vai se apoderando da vida e a deixando embotada. Quando não vista e investigada pode tornar a vida intolerável. É um fato que quando estamos desequilibrados não aproveitamos mesmo a nossa potencialidade, daí não podermos viver bem. 
           Há remédios para muitos dos padecimentos de ordem psicológicas só que o melhor remédio ainda continua sendo a investigação do que significa determinado padecimento. Ao investigar a própria mente é possível dar um sentido ao mal de que se sofre e entender o por quê ele existe e cobra um preço alto. Falar pode ser um santo remédio. Ao falar trazemos o mal para fora onde possa ser mais bem pensado e onde ganha sentido novo que leva a uma compreensão. Encontrar sentido na própria vida é tarefa de cada um e da qual é impossível escapar. Quem tenta escapar de seu sentido adoece, se desequilibra e cai em infelicidade. Só nos resta aceitar nossa condição de sermos seres a procura de sentido e usarmos nossa mente para a nossa saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário