segunda-feira, 2 de junho de 2014

Amar é...


            É impossível fazer alguém nos amar e nem mesmo podemos nos obrigar a amar alguém, já que o amor não tem como nascer da obrigação e do controle. O amor implica em consideração, carinho, desejar o bem, querer estar junto e todas essas coisas não têm como ser controladas. O amor consiste, acima de tudo, de delicadeza. Sem esta o amor não tem como sobreviver e morreria sufocado. Portanto não há receita certa para o amor, apenas podemos compreender que ao ser delicado a possibilidade de atrairmos o amor é maior.
            Amar é uma das coisas mais importantes da vida e que dão a ela um sentido. Entretanto, o amor não vem de graça, mas depende de uma série de atitudes que temos para conosco e para com a vida. Exatamente por isso o amor é tão delicado e precioso. Para começar amar está ligado à autoestima. Só quando uma pessoa se gosta e se respeita é que cria condições para o desenvolvimento do amor. Quem espera primeiro ser amado para depois se sentir com autoestima obriga o amor a dar o que não foi conseguido por si próprio. Ou seja, é um engano.
            Mostrar um interesse amoroso a uma determinada pessoa é um processo que requer respeito ao outro. Assim o outro terá tempo e espaço para digerir o que está acontecendo e também para quem mostra o sentimento ir levando em consideração se é isso mesmo que quer. Muitas vezes achamos que tal ou qual pessoa é nosso príncipe ou princesa encantados, mas nos iludimos e nos apaixonamos pelo que imaginamos e não pelo que de fato existe. Nada pior do que viver iludido e investir tanto em algo que não tem consistência.
           Amar também não implica insistir com alguém que não mostra o menor interesse por nós. Aliás, a insistência é uma rudeza e pode fazer com que surja um sentimento de desagrado e repulsa. Devemos encarar e aceitar a realidade de que se alguém não se sente atraído por nós o melhor a fazer é abandonar a ideia para que nos preservemos. Talvez não seja mesmo aquela pessoa, mas ao mantermos nossa autoestima salva nos colocamos disponíveis para que algo verdadeiro possa nascer e se desenvolver. O amor, além da delicadeza, também requer tempo e paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário