sexta-feira, 6 de junho de 2014

Pergunta de Leitor - Atrás das Grades


Só escrevo porque estou anônimo. Sou casado há 4 anos, gosto da minha mulher e ela parece gostar de mim. A questão é que mesmo gostando dela eu não sei se a amo. Me pego varias vezes por dia me imaginando solteiro e sem ela. Já imaginei até que ela morria e eu ficava livre, que Deus me perdoe. Não sei o que sinto na verdade. Tem outros momentos que eu gosto da companhia dela e de estar casado, mas estou meio que assustado com isso de imaginá-la morta. Não tenho ninguém na minha vida, nenhuma outra mulher. Só queria ficar só, a vida seria bem mais fácil e eu poderia fazer as coisas todas do meu jeito. Será que eu tenho problemas psicológicos?

            A freqüência com que você a imagina morta te assusta e te leva a pensar que pode ter algum problema psicológico. O que, talvez, lhe assuste seja se dar conta de um desejo pela morte de sua esposa como a sua salvação. O que origina e alimenta essas imaginações é esse desejo, mas não se preocupe, isso não faz de você um criminoso.
            No entanto, ao se deparar com tal desejo você precisa se perguntar sobre o que está se passando. Lendo seu email fica a impressão de que você fica preso à sua mulher e a vê como um carrasco que te sentencia a uma existência na qual você não tem liberdade alguma. O que você precisa analisar é se realmente é assim, ou seja, se ela tolhe a sua liberdade ou se é simplesmente como você se sente nesse relacionamento.
            Qualquer que seja a resposta para essa indagação vai ser preciso adotar uma posição diferente da que você apresenta agora. No momento você fica identificado com a posição da vítima impotente, que nada pode fazer a não ser esperar por uma solução externa à você e que te livre dos seus suplícios. Ao ficar imaginando a morte dela você não cuida de você e fica envolvido mais com produtos mentais estéreis (essas imaginações) do que em enfrentar a realidade.
            Outra questão que também seria bom procurar responder é se você sabe viver em um relacionamento. Você escreveu que estando só, as coisas seriam mais fáceis. Com certeza é assim. É muito mais fácil e até mais cômodo ficar só do que se encontrar em um relacionamento, já que se relacionar implica em muitas adaptações, ceder em vários pontos e aprender o que é um vir a se relacionar. Será que você entende isso? Enfim, há muitas questões que precisam de reflexões e que é melhor gastar tempo com elas do que se entregar passivamente a imaginações que não irão resolver nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário