sexta-feira, 30 de maio de 2014

Pergunta de Leitora - No Mundo da Lua


Sempre fui uma pessoa ligada ao misticismo. Leio tudo nessa área sempre com a esperança de encontrar uma revelação. No entanto eu acho que fico patinando no mesmo lugar e que nada muda. Pratico exercícios de yoga, medito, tenho pensamentos positivos, mas não sei o que acontece que nada me faz sair do lugar. Pensei que ao praticar yoga e meditar fosse trazer uma grande paz espiritual, pensei que fosse ficar mudada só que minha vida continua a mesma. Estou desesperada por uma revelação, por uma coisa que mostre que estou evoluindo. Não sei se fazer terapia me ajudaria. Acho que os orientais são mais sábios, mas quem eu procuro?

            O grande problema que você enfrenta é que você procura e procura, mas nada encontra. Procura tanto que o resultado é você ficar mais perdida do que quando começou a procurar. O que você precisa se perguntar é o porquê você procura de forma tão errada e com isso termina por trazer mais inquietações do que tranquilidade.
            Alguém procurar é algo muito bom, porém se faz necessário saber o que se procura. Pelo que entendi do seu email você procura por uma grande revelação ou algo mágico e que venha acarretar uma grande mudança na sua vida, ou seja, ambas as coisas que você procura estão externas a você. Você quer encontrar um sentido fora de você e não interno. Quando saímos de nós mesmos o resultado é nos encontrarmos perdidos. O que você procura só pode ser encontrado interiormente, na sua própria mente. Falta-lhe essa compreensão.
            E o que você procura? Muito provavelmente é você mesma. Busca um contato mais verdadeiro consigo própria, pois ninguém consegue viver bem sem esse contato. Você pode mudar assim que entender que a mudança vem a partir da sua auto compreensão e não como uma resposta mágica às suas indagações. Quando abrir mão da posição infantil de que algo vai lhe mudar e te transformar vai poder percorrer outro caminho, onde você seja sujeito da sua própria vida e das suas mudanças. Vai aprender que você precisa se responsabilizar por suas transformações e que elas não vêm como brindes porque você pratica tal ou qual coisa.
         Apesar de achar que a terapia é limitada você escreveu justamente para um psicoterapeuta. Seu email terminou em tom de desespero e está mais do que na hora de mudar isso. Talvez você teme a psicoterapia porque ela não vai trazer nenhuma revelação mística, mas vai te colocar no caminho de ter que se responsabilizar por si própria. O que você evita é o trabalho verdadeiro consigo mesma. Você espera pela magia e ilusão e recusa a realidade. Só que a ilusão não alimenta ninguém. Quando você aceitar isso vai começar a sair do lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário