segunda-feira, 26 de maio de 2014

Violência com Palavras


            Há variadas maneiras de se praticar a violência. Seja através de atos de tortura, de estupros, de preconceito, etc., porém se faz necessário também se atentar para um tipo de violência que é praticada com bastante freqüência e que pode ser demolidora: a violência com palavras. As palavras podem ser instrumentos daquilo que é construtivo e benéfico, mas têm um outro lado obscuro que está a serviço da destruição.
            A violência praticada com palavras pode ser algo altamente contaminador. É algo que sai das palavras e penetra no psiquismo das pessoas deixando-as cegas e surdas para a realidade de fato e faz com que fiquem presas  naquilo que tem o poder de desvalorizar e rebaixar. Há provérbios que dizem que se manter em silencio em determinados momentos é o melhor a se fazer. Dizem isso porque uma palavra ruim, na hora errada, pode ser catastrófica.
            Por muito tempo a violência realizada através das palavras ficou caracterizada como arma feminina. Os homens tinham a força física e a permissão da sociedade para realizarem outros tipos de violência e às mulheres a única coisa que restou foi fazer uso das palavras. Na literatura universal há mulheres que exercem esse tipo de violência com grande maestria como Lady Macbeth de Shakespeare. Mas independente de quem a realize atacar com palavras pode ser algo fatal.
            As violências de ordem física podem deixar marcas e sérias seqüelas. Só que a violência com palavras também pode deixar marcas dolorosas no psiquismo e trazer toda uma vida de infelicidades. Todos, em maior ou menor grau, somo suscetíveis às palavras e é através delas que nos construímos como pessoas, tanto para o bem como para o mal. Para a psicanálise a palavra tem primordial importância no bom desenvolvimento do individuo ou na instalação de um sofrimento. Ao falar de si o analisando recupera as palavras e com isso constrói sua identidade e quando percebe que há dentro de si palavras desabonadoras pode substituí-las por outras que estejam a serviço de seu crescimento. Viver com boas palavras é fundamental para se viver com qualidade e prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário