sexta-feira, 2 de maio de 2014

Pergunta de Leitora - Reconhecer os sinais


Estou divorciada há quase quatro anos. Fiquei casada por 15, mas meu ex era abusivo, chegando até me bater. Depois me relacionei com um homem que se revelou alcoólatra e que ficou também abusivo. Por fim, meu último relacionamento foi com alguém que descobri depois que era viciado em drogas. Enfim, todos os meus relacionamentos os caras se revelaram violentos e só fui perceber depois de algum tempo. Só que agora eu morro de medo de acabar de novo num relacionamento desastroso. Preciso quebrar essa repetição, mas tenho medo de confiar nos homens e me dar mal novamente. O que será que devo fazer?

            As pessoas não são livros fechados, do qual ninguém sabe o que tem dentro, mas dão sinais no decorrer do tempo. Num primeiro momento ninguém se revela e o que mostra é apenas aquilo que deseja que seja conhecido. No entanto, passado esse primeiro momento, sinais de advertência são deixados escapar nas pequenas ações do dia a dia permitindo, então, se ter uma idéia mais próxima da realidade de quem seja aquela pessoa.
            A questão que você deveria se fazer é por que você não conseguiu reconhecer esses sinais. O que será que te cegou e te ensurdeceu para negar os sinais que esses homens devem ter revelado ao longo dos dias em que vocês ficaram juntos? Uma possibilidade é que ao se encantar por um determinado homem você nega qualquer outra informação que não seja aquela que te mostre o quão maravilhoso ele é, ou seja, você se fecha aos sinais que contrariam o seu encanto.
            Quando é possível levar os sinais, por menores que eles sejam, em consideração é possível se ter uma idéia de quem é abusivo ou de como ele vai se relacionar com você. Pode ter certeza de que a maneira que ele se comportar com a vida em geral vai ser a mesma maneira que ele vai se comportar com você. Porém, quem nega os sinais se engana e só consegue ver o que quer e não a realidade.
            Você diz que está difícil confiar nos homens, mas o que está realmente difícil é você confiar na sua capacidade de avaliar, com mais propriedade, quem pode lhe ser um bom companheiro. A dúvida não é em si em relação aos homens, mas a si mesma. Conhecendo melhor porque você funciona negando os sinais e a realidade poderá ter uma idéia do porque se repete nesses relacionamentos e poderá quebrar esse padrão. Estará livre para criar outro tipo de funcionamento para si própria e pronta para encontrar alguém que lhe seja bom. Saberá reconhecer o outro com mais eficácia e entenderá se é isso o que realmente quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário