sexta-feira, 9 de maio de 2014

Pergunta de Leitor - Uma dádiva e não um peso


Me pego com 37 anos e levando uma vida totalmente diferente e aquém do que sempre planejei. Tenho um casamento que foi forçado e que não me satisfaz. Não queria ser pai e agora sou contra a minha vontade porque a minha mulher decidiu assim. Meu trabalho é ridículo e mal serve para eu pagar as minhas contas. Olho para os meus irmãos que estão encaminhados na vida e fico me sentindo mal. Tenho raiva da vida e não consigo encontrar nenhuma saída. Jogo na loteria com esperanças de ganhar e mudar a minha vida, mas todas as vezes que vejo que outras pessoas ganharam menos eu, fico furioso. Sou bem mais inteligente que a maior parte das pessoas e mesmo assim vejo gente medíocre ganhando mais do que eu. Só sei que estou cansado e sem saber o que fazer.

            Há um ditado antigo que diz Quando alguém faz planos, Deus ri da ingenuidade dessa pessoa. Esse ditado fala que por mais que façamos planos sobre nossas vidas, muitas coisas se darão de forma diferente. É impossível e nem seria natural levar uma vida totalmente planejada. A vida sempre nos surpreende e, infelizmente, muitas surpresas não são agradáveis.
            No entanto, quando a vida sai totalmente fora daquilo que queríamos é porque de alguma maneira deixamos muito de lado o nosso caminho, fazendo com que a vida ou alguém externo decida tudo por nós. Não sei se esse é o seu caso, mas valeria a pena refletir.
            Você deve se perguntar porque aceitou um casamento forçado, porque seu desejo de não ser pai não foi ouvido e porque se encontra num trabalho que não te satisfaz. Você imagina como sua vida poderia ser, mas trabalha com você mesmo para que essa imaginação possa se concretizar? Ou fica só aguardando que coisas boas te aconteçam sem que você tenha que fazer nada? Será que é por isso que espera ganhar na loteria? Se for, perde tempo, pois este passa sem que você o aproveite.
            Agora, você se julga inteligente, só que está lhe faltando usar a sua inteligência a seu favor. De que lhe adianta manter a inteligência guardada? Porém, não seja só inteligente, mas também e acima de tudo seja sábio. O sábio não fica à espera da felicidade bater em sua porta, mas cria condições e meios para que a felicidade ocorra. Quando você mudar a sua posição perante a vida, ou seja, quando você abrir mão da posição de vítima e adotar outra mais ativa e responsável, poderá ver a vida com um olhar melhor. A vida passará a ser uma dádiva e não um peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário