sexta-feira, 18 de abril de 2014

Pergunta de Leitora - Segurança e Confiança


Meu filho já está com sete anos e até agora não largou a chupeta. Antes, quando ele era menor era até bonitinho ele usar chupeta mas agora acho que passou dos limites. Tenho vergonha quando ele chupa a chupeta na frente dos outros e dos familiares que criticam que não estou sendo firme o suficiente com ele. Meu marido já está irritado com nosso filho e fica falando que se ele não parar com a chupeta ele é um mariquinha. Não sei mais o que fazer e na escola ninguem conseguiu me ajudar. Será que ele tem problemas psicológicos? Como eu tiro a chupeta dele? PS. Já fiz isso ele chora sem parar por dias seguidos.

            Não é mesmo fácil ser criança. Apesar de que muitos imaginam que ser criança é ter vida boa, na verdade é uma época de grandes turbulências e ansiedades. A criança é um ser dependente e por isso mesmo é possuída por fantasias de desamparo e abandono. Desde uma idade muito precoce a criança tem que se deparar e lidar com muitos sentimentos e conflitos. Crescer pode ser muito assustador.
            Durante o crescimento a criança pode eleger um determinado objeto que seja um ponto de referência. Algumas fazem uso de travesseirinhos, cobertorzinhos e bichinhos de pelúcia. Quando seu filho usa a chupeta ele está buscando um ponto de referência para aplacar seus sentimentos de insegurança. Ele retorna a um hábito antigo e conhecido, e por isso mesmo seguro, para não se sentir invadido por sentimentos dos quais não se sente preparado para dar conta.
            De nada adianta usar a violência para diminuir esse hábito. Quanto mais xingamentos e atitudes de repreensão seu filho vivenciar mais ele vai se sentir desprotegido e carente do uso da chupeta. Nesse caso é necessário ter muita paciência para poder ajudar seu filho a se sentir seguro para abandonar a chupeta e criar mecanismos de segurança mais maduros. Pode começar combinando com ele que existe uma hora e um lugar para ele fazer uso da chupeta. O acordo permite que cada um ceda de um lado. O acordo é sempre um bom negócio.
            É preciso também entrar em um acordo com seu marido para que ele pare com ações que nada ajudarão. Xingar o próprio filho é desampará-lo, sendo que o que ele mais necessita é se sentir seguro para poder crescer com confiança. Dar limites às críticas dos familiares também é importante. Ao entender que o processo de amadurecimento é mesmo complexo você poderá ajudar seu filho com mais segurança e confiança, que é justamente o que ele mais precisa.

Um comentário: