sexta-feira, 11 de abril de 2014

Pergunta de Leitora - Do Trauma ao Trunfo


Hoje estou com 22 anos e desde os meus 13 meu tio abusou sexualmente de mim. Isso me deixou muitos traumas e até hoje nunca consegui ter um relacionamento sério e nunca tive relações sexuais normais com alguém. E para piorar quando eu era abusada eu sentia prazer. Como explicar isso? Será que sou uma desvirtuada? Meu tio mora até hoje na minha casa e eu finjo que nada ocorreu. Ele também nem toca no assunto do que já fez no passado. O que posso fazer para tirar essas imagens da minha cabeça e parar de sentir prazer quando me lembro delas?

            O incesto é um ato antissocial dos mais graves tanto que Freud escreveu que a civilização só é possível quando determinados atos podem ser contidos. Sem a possibilidade de contenção de determinadas atitudes a civilização seria impraticável. O incesto é um ato de violência potencializado e quem cai nele é, certamente, louco. Esse é o caso do seu tio.
            O abuso sexual é catastrófico por si só, mas quando ele é praticado por alguém da própria família que supostamente deveria zelar pelo bem estar e pela segurança do menor é mais trágico ainda. Uma família que vive sem as regras básicas de civilização é uma família sem a menor possibilidade de oferecer segurança emocional para uma criança e de mostrar a ela que na vida nem tudo se pode e que há determinados atos que só levam à desorganização psíquica.
            Hoje você se percebe assim, desorganizada internamente. Sente prazer com as lembranças quando ao mesmo tempo também sente repulsa e é por isso que se sente desvirtuada. Quando os órgãos genitais são manipulados é provável isso causar certa excitação e esta pode ser sentida como prazer. Foi isso que lhe aconteceu. Hoje você está em dúvida sobre qual sentimento mais lhe domina: prazer ou repulsa e por isso vive em conflito. Não só seu corpo foi abusado, mas também a sua mente e a sua autoimagem. Você não entende que o que lhe foi feito é avassalador e criminoso, tanto que aceita morar sob o mesmo teto que o abusador.
            Para se livrar das imagens e do prazer que te assustam vai ser preciso se tratar com alguém que saiba te escutar para ouvir o que você tem a dizer desse ato que sofreu. Em outras palavras, vai precisar se organizar internamente e desta vez de uma maneira que lhe seja favorável e sadia. Atualmente você tem um trauma, mas pode fazer desse trauma um trunfo que lhe permita entender que há barreiras que não devem jamais ser ultrapassadas. Vai aprender a se fazer justiça, que é o que lhe falta. Sartre, filósofo francês, dizia que mais importante do que os outros nos fizeram é o que vamos fazer com o que os outros nos fizeram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário