sexta-feira, 25 de abril de 2014

Pergunta de Leitor - Sentir a experiência


Sou um grande entusiasta da psicanálise. Sou formado em filosofia, mas sempre me interessou muito a psicanálise e o quão rica em significados e sentidos ela tem. Tenho muitos livros sobre o assunto e gosto muito de estudar. Faço até parte de alguns grupos de estudo. Entretanto, nunca passei por uma análise. Não sinto que me é necessário. Muitos colegas já me disseram que eu deveria me submeter a uma análise. Será que é necessário mesmo? É possível ser um psicanalista sem passar pela análise?

            A psicanálise pode ser muito entusiasmante de fato. No entanto, você se entusiasma só pela teoria e não por todo o processo. Você gosta da parte teórica da psicanálise e não da parte da vivência, ou seja, você enxerga a psicanálise como um exercício intelectual e não com uma experiência emocional e transformadora.
            Tornar-se um psicanalista é acima de tudo uma experiência emocional e pessoal. Ninguém se torna um psicanalista porque lê livros sobre psicanálise. Estudar é até, relativamente, fácil, mas o que conta para o psicanalista é a sua vivência ao passar por um processo de análise. A transformação e sentidos novos não vêm através da leitura teórica, porém podem vir como resultado do encontro entre a fala do analisando e da escuta do analista. Esse encontro é que propicia a verdadeira transformação.
            Provavelmente em seu email você está a falar da sua resistência. Resiste a entrar num processo analítico porque entrar nele é entrar no desconhecido. Ninguém sabe o que pode surgir e se apresentar na própria análise, por isso que se trata do desconhecido. Você valoriza muito o que você sabe e teme perder essa posição. Só que quem se agarra apenas ao que sabe não abre espaço para o que não sabe e se imobiliza no desenvolvimento.
            A sua resistência está a serviço do controle. A intelectualidade é de fácil controle e é a ela que você se prende. Já a experiência emocional requer a entrega e a supressão do controle. Você estuda a psicanálise, mas não se entrega a ela por medo de perder o controle. Quem sabe ao refletir sobre isso você não possa abrir mão do controle e começar a ver a psicanálise inteira e não só de maneira parcial? Depende de você mesmo.

Um comentário: