sexta-feira, 21 de março de 2014

Pergunta de Leitora - Em busca de luz


Fico sempre presa aos mesmos tipos de homens que jamais me dão valor. Já foram 5 namorados assim e não agüento mais. No começo tudo parece que vai bem e que ele vai ser o homem da minha vida mas depois sou traída e enganada. Quando isso acontece fico chorando e me achando uma mulher inferior. Acho que estou doente, acho que estou neurótica, não é assim que chama-se a doença na psicologia?  Como deixo de ser neurótica e como passo a ser mais saudável?

            A neurose foi primeiro usada como termo da medicina para se referir a algum “mal dos nervos”. Acreditava-se que existia uma explicação fisiológica, ou seja, orgânica para alguém adoecer neuroticamente, porém foi verificado que muito desse tipo de padecimento não possuía nenhuma fonte física. A origem desse mal se encontrava em outro lugar que a medicina desconhecia. Coube a Freud mudar essa situação.
            Com a criação da psicanálise Freud revelou a existência do inconsciente e a partir dessa descoberta a neurose ganhou novo sentido e abriu também a possibilidade de tratá-la com mais eficiência. Toda neurose, nas palavras de Freud, é um “sofrimento estéril” pois implica repetir-se, se angustiar com essa repetição e não conseguir se livrar dela. Em outras palavras, a pessoa fica presa e sua visão de mundo fica bastante limitada.
            Para se tratar uma neurose é necessário então entender o próprio inconsciente. Ao compreender as razões pelas quais uma pessoa é impelida a se repetir, um novo conhecimento pode surgir e permite que uma nova visão sobre um determinado problema ocorra. Quando é possível ter outros pontos de vista sobre o nosso sofrimento podemos criar recursos que propiciem outro desfecho que não a repetição. A psicanálise permite que alguém se recrie de uma maneira melhor.
            Você já tem o conhecimento de que se repete ao investir em homens que depois te enganam. Já sabe, então, que essa repetição é um sofrimento estéril. Agora resta dar um passo maior, que é procurar entender porque isso ocorre e se livrar dessa situação transformando-a em uma outra que lhe seja favorável. Vai conseguir isso ao aprender a se ouvir. Quem sabe já não está na hora de procurar um profissional que saiba te escutar para ajudá-la a se escutar? Enfim, já está na hora de buscar uma luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário