sexta-feira, 28 de março de 2014

Pergunta de Leitora - Aprisionada


Tenho 22 anos e nunca namorei e na verdade nem beijei ainda. Me acho feia, acima do peso e sem nenhuma coisa interessante. Tenho uma prima que tem a mesma idade e ela é linda. Tem tudo o que ela quer e a vida dela deve ser maravilhosa. Fico acabada quando vejo que há tantas diferenças entre nós duas. Por que ela tem que ter tanta mais vantagem do que eu? Ele tem mais beleza, mais dinheiro, mais tudo e eu nada. Fico tomada pela raiva. Como posso viver nessas condições? Minha vida já começou errada e sinto que nada de bom pode me acontecer. Será que posso ter esperança de uma vida melhor?

            A comparação empobrece a sua vida e a imagem que você pode ter de você mesma. Que bem há de vir da comparação? Evidentemente nenhum, mas mesmo assim você se prende a ela. Quando parar de se comparar e puder se olhar de fato sua vida poderá mudar.
            Pode até ser que sua prima tenha mais beleza do que você e de que tenha condições melhores. Quem disse que a vida é justa e dá condições iguais para todos? Entretanto, ficar comparando as condições dos outros não ajudará a melhorar as suas. Para melhorar as suas condições é preciso que você desenvolva aceitação para com a sua realidade.
            Aceitar a realidade te permitirá trabalhar com você mesma e deixar os outros de lado. Mesmo que você se ache feia e acima do peso você, com certeza, pode fazer alguma coisa a respeito. Em vez de se lamentar e olhar para o que não lhe foi dado, pode melhorar as suas condições. E mesmo que não vire nenhuma beldade, não tem importância porque o que vai importar é a vida que você pode construir para você. Se você basear a sua felicidade apenas nos atributos físicos e externos da sua identidade você fica dependente, enquanto se você construir uma identidade poderá se fortalecer. E identidade, ao contrário da beleza física, não tem prazo de validade.
            Neste momento você prioriza mais a idéia que você tem do outro do que em desenvolver a sua potencialidade. Valoriza a ilusão e não a realidade e com isso se deprime. Falta-lhe descobrir porque age assim. Ao trazer um significado para a sua atitude de valorizar o outro e não a sua realidade poderá encontrar uma maneira de se libertar e viver consigo própria mais prazerosamente. Você só poderá viver com qualidade se você conseguir entrar em um acordo com você mesma, se você conseguir se sentir confortável na sua própria presença e não mais lamentar a sua condição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário