segunda-feira, 31 de março de 2014

Ousar Viver


“Se a meta principal de um capitão fosse conservar seu barco, ele o conservaria no porto para sempre.” (São Tomás de Aquino)

            Que desperdício ter um barco para sempre ancorado ao porto, sem que ele jamais pudesse singrar os mares e vir a ser o que foi feito para ser. Esse hipotético barco parado seria empobrecido em sua condição de barco. Agora, pena mesmo é que muitas pessoas se portam desta maneira. Em vez de viver ficam paradas e acham que estão se protegendo.
            Obviamente quando um barco é lançado ao alto mar pode encontrar incontáveis perigos. Pode até mesmo nem mais retornar e ter um fim trágico. No entanto assim é a vida. Um barco foi feito para se aventurar, com todo o cuidado e vigilância, é claro, mas mesmo assim foi feito para estar em locomoção e não ficar parado. Assim como os barcos somos nós. Também fomos feitos para viver, só que muitos se esquecem disso e acabam apenas por sobreviver e se esquecem de que se ousassem viver a vida poderia ser muito melhor.
          Estar vivo é uma grande aventura para quem se permitir. Inúmeros perigos podem surgir e certamente variados problemas ocorrerão e que exigirão toda a nossa atenção e pensamento. Viver significa singrar esse mar que é a vida e se colocar disponível até para o sofrimento. Entretanto, não é tudo só perigo. Há também muitos ganhos nessa jornada que são indiscutivelmente sem preço e que nos tornam melhores e mais sábios. Viver bem tem a ver com ganhar experiências e se deixar mudar por elas. Nada pior do que uma pessoa que passa pelos anos sem jamais se deixar tocar pela vida e aprender com ela.
            Dá medo lançar-se à vida, mas é necessário. Mil vezes mais benéfico é enfrentar as tempestades no meio do caminho, as turbulências que nos pegam de surpresa, do que ficar em uma pseudo-segurança no porto. Quem ousar sair pode chegar a lugares novos e conhecer ares diferentes. Ousar uma jornada é uma experiência transformadora e é isso que no fundo alimenta a alma. Alguém conhece jornada mais interessante que a própria vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário