sexta-feira, 14 de março de 2014

Pergunta de Leitor - Solidão Afetiva


Sou homossexual assumido. Por muito tempo vivi escondido de todos e principalmente da família. Agora não faço mais segredos da minha condição e sou feliz assim. Aliás me revelar para o mundo foi bem mais fácil do que eu pensei que seria e fiquei bastante satisfeito ao não notar tanto preconceito ao meu redor. O que me entristece é que não tenho ninguém. É fácil “encontrar” sexo, principalmente com o auxilio da internet. Só que arrumar um companheiro é outra história. Me sinto só e as vezes fico em duvida se um dia vou poder encontrar alguém na minha vida. Queria entender por que é tão difícil assim arrumar alguém.

            Já se foi o tempo que a principal razão de angústia dos homossexuais se encontrava no medo de sofrer preconceito. Hoje, apesar de ainda haver muito preconceito e muita coisa precisar ser melhorada, há mais espaço e aceitação de modo que assumir ser homossexual não representa um problema de grandes proporções. A homossexualidade não mais é considerada perversão e nem doença e é vista como mais uma maneira de amar e ser amado. O que leva homossexuais aos divãs, atualmente, tem muito mais a ver com a solidão.
            A comunidade homossexual lutou muito para obter direitos e uma posição reconhecida na sociedade o que permitiu que a homofobia esteja hoje menos violenta do que já foi. No entanto, o homossexual, apesar de estar integrado socialmente sofre de solidão e no meio de tantas conquistas falta-lhe a segurança afetiva. É isso que mais caracteriza a homossexualidade hoje em dia: a solidão afetiva.
            Há um contraste na vida dessas pessoas que têm à disposição uma facilidade enorme para conseguir relações físicas e se satisfazer sexualmente e uma dificuldade para estabelecer relações que exigem ternura e amor de fato. Muitos se perdem entre a facilidade de um prazer rápido e fortuito e o trabalho de desenvolver relacionamentos afetivos de qualidade criando um grupo de solitários.
            Porém, não são só os homossexuais que se encontram nessa situação, mas todo o gênero humano porque estabelecer relações afetivas e ternas exige experiência e tempo. É preciso errar para conseguir uma hora acertar. É necessário persistir para não cair na amargura e na descrença do amor. O amor é direito de todos e não faz distinção entre gêneros e orientações sexuais. A reivindicação que o amor faz a quem quer vivê-lo é se fazer persistente e confiante na sua possibilidade. Afinal as coisa que mais valem a pena são aquelas que mais trabalhamos para ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário