sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Pergunta de Leitora - Para tudo há limite


Tenho um filho de 32 anos que é alcoólatra. Já tentei fazer de tudo para mudar essa condição e nunca consegui nada. Já levei ele em terapeutas, médicos famosos, clínicas de reabilitação, mas nada chegou a funcionar. Não vivo mais a minha vida pensando no que fazer para tirar o meu filho do álcool. Fico aflita 24 horas por dia e se o dia fosse mais longo ficaria aflita mais horas ainda e o pior é que o meu filho dá risada de toda a minha preocupação e ele não fica nada preocupado. Acha que é tudo uma grande brincadeira. Não agüento mais ver meu filho se destruindo e a mim junto. Teve vezes que tive que buscá-lo jogado na rua como um mendigo. O que posso fazer para ele que ainda não fiz?

            Você já tentou de tudo para ajudar o seu filho, mas nada adiantou. Talvez não reste mesmo mais nada a fazer a respeito disso. Quando alguém não quer mudar ou insiste em negar a reconhecer que tem algum problema não há nada que possa ser feito. Ninguém é tão poderoso que pode fazer o outro mudar, nem mesmo as mães!
            Quanto mais você se preocupa e se desespera pelo seu filho mais ele se sente no direito de não ter que se preocupar. Ao insistir na aflição que sente por ele mais ele se recusa a enxergar a própria responsabilidade nas suas atitudes. Ele está na posição da criança mimada que não precisa dar conta de nada e nem pagar nenhum preço.
            Agora, você pode, sim, fazer algo muito importante. Não por ele, mas por você mesma. Você pode se responsabilizar pela sua própria vida; cuidar de você e das suas necessidades está dentro das suas possibilidades. Será que isso você já tentou? Está na hora de direcionar o seu olhar e as suas energias para o desenvolvimento do seu bem estar e parar de se preocupar com quem não dá a mínima.
            Compreendo, no entanto, que talvez você se sinta culpada em fazer isso. Talvez ache que seja a mesma coisa que abandonar o filho ao léu, mas chega uma hora que é preciso saber abrir mão do que não funciona. Você não será uma má mãe por causa disso. Afinal, ele já é um homem adulto que precisa aprender a enfrentar as conseqüências de suas irresponsabilidades. Querer tirá-lo da realidade de que é ele que precisa se comprometer com sua melhora não vai ajudá-lo em nada. Você trava um luta ingrata e é chegado o momento de saber lutar a boa luta, sobre aquilo que você pode mudar. Que tal mudar a sua história e buscar um profissional que te escute e te ajude a se voltar para si mesma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário