segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Iluminação


            As filosofias orientais e praticamente todas as religiões falam de algo como a necessidade das pessoas de encontrarem “iluminação”. Isso não deixa de ser uma grande verdade também para a psicanálise. A iluminação se faz necessária na vida, caso contrário corre-se o risco de se ficar perdido na escuridão. Iluminar é trazer luz, ou seja, é criar condições para que se possa enxergar.
            Seja nas religiões, nas filosofias orientais ou na própria psicologia iluminar é, descontada as devidas diferenças, o ato de se compreender e de se responsabilizar pela própria vida. O oposto da luz é a treva e quem fica nas trevas não consegue mais ver a si mesmo e nem o outro. Fica-se perdido e quem se encontra perdido anda de um lado para outro sem saber onde quer chegar e com isso desperdiça-se energia e vida.
            Muitos dos distúrbios psicológicos ocorrem porque as pessoas levam uma vida de cegueira. Não enxergam bem o que fazem e por onde vão e terminam por se atropelarem. A doença mental nada mais é do que se encontrar numa treva interna e não conseguirem achar uma saída para o mal de que sofrem. Nesses casos só há uma coisa possível a ser feita: iluminar-se. Só trazendo luz para a própria vida é que se vai encontrar uma saída para um estado de espírito desalentador.
            E como a luz pode ser trazida para a vida de alguém? Através do autoconhecimento. Quem se conhece não fica mais perdido nas trevas e conta com melhores condições para se responsabilizar pela suas decisões e atitudes. Quem pode enxergar dentro de si mesmo não fica preso e acha, com muito mais facilidade, saídas e alternativas que levam a um viver mais eficaz, sem tantos atropelamentos. A escuridão ou a auto-ignorância é a condição original de todos nós. Ninguém nasce iluminado. Porém, essa condição pode e deve ser transformada. O que mais se faz necessário é acender uma luz interna. As vezes, no início, essa luz é de pouca intensidade e não tem longo alcance, mas já é um começo. E o importante nesse caso é começar de alguma forma. Antes a chama de uma pequena vela do que ficar perdido na escuridão. Todas as grandes coisas começam de maneira pequena e isso não seria diferente com nosso autoconhecimento. O melhor investimento que alguém poderia fazer é conhecer a si próprio. Bom para si mesmo e também para o mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário