segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O Papel da Psicanálise


            Muitos acreditam que o papel da psicanálise é totalmente diferente do que é na realidade. Alguns acreditam que isso é coisa de louco, que se trata de algo para os manicômios. Outros que é coisa de fresco e de quem não tem o que fazer. Alguns ainda vêem a psicanálise como algo mágico que vai trazer soluções para suas vidas. Não só a psicanálise é frequentemente vista de forma errônea como também há bastante preconceito para com ela.
            A psicanálise não é só para os loucos, mas para o ser humano. É trabalho sério e não é mágica. Seu papel é possibilitar a criação de um espaço onde uma pessoa possa vir a se compreender. Parece pouca coisa, porém é algo grandioso e necessário. Quem não se compreende se engana e adoece mais fácil. É que quem não se entende fica preso em muitas armadilhas e fica fadado à repetição. A psicanálise nos ajuda a dar um significado para o que acontece internamente e que não é visto claramente.
            Algumas vezes temos determinadas atitudes que nos causam mal e pior do que isso é ficar sempre a repetir essas mesmas atitudes. No espaço da análise pode-se encontrar o significado por detrás dessas atitudes, saber da sua origem e com isso possuir meios para se livrar delas, para se reconstruir de outra forma onde a vida é prazerosa. Ao dar um sentido a sentimentos e emoções sufocados a psicanálise permite uma mudança na vida.
            O benefício da psicanálise não é só individual, mas é social também. Afinal, indivíduos mais saudáveis transformam o ambiente a sua volta. Uma pessoa que se compreende e se reconstrói acolhe melhor seu mundo e tem muito mais inteligência e sensibilidade para provocar mudanças que se fazem necessárias. O preconceito que existe contra a psicanálise é devido ela buscar a verdade e não a enganação. Se deparar com a própria verdade nunca é fácil e a tendência de querer se enganar é sempre grande. No entanto, isso só forma pessoas doentes e pessoas deste tipo contribuem de maneira negativa para a sociedade. A psicanálise tem um papel importante a cumprir na dimensão individual e na social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário