sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Pegunta de Leitor - Meu Reino Por Um Cavalo


Tenho 25 anos e tenho um irmão mais novo de 22 anos. No geral nos damos bem, mas ele tem mania de se fazer de vítima. Finge que está doente para os meus pais só para eles ficarem com pena dele e não exigir nada dele como exigem de mim. Quando falo para meus pais que isso é frescura do meu irmão eles acham que eu estou com ciúmes. Só que com isso meu irmão acaba levando uma vida bem melhor do que a minha e tem muito mais regalias. Dá vontade de fingir também só para ver se sou tratado melhor pelos meus pais. Até o carro que ele ganhou é mais novo e melhor que o meu e quando falei isso todos acham que estou chorando de barriga cheia. Como posso abrir os olhos dos meus pais?

            Como posso abrir os olhos dos meus pais? Talvez deseje abrir os olhos errados. Os olhos que têm que ser abertos são os seus e não os dos outros. Ao desejar abrir os olhos errados você perde tempo em abrir os seus e deixa de enxergar a realidade.
            Tanto você como seu irmão se portam de maneira mimada. Entram numa disputa por saber quem mais recebe regalias e quem mais recebe atenção. Porém, nessa disputa há uma perda de tempo de usarem as oportunidades para se desenvolverem, crescerem e se tornarem cada vez mais independentes e aprenderem a deixar de lado disputas inúteis. Nessa família parece que todos fecham os olhos.
            Abrir os olhos no seu caso significa mudar a sua posição. Sair da posição em que se encontra para outra onde possa priorizar o seu crescimento. Se seu irmão não quer crescer e prefere fingir para receber tudo fácil essa não precisa ser a sua direção. Poderá escolher outra mais sábia que te leve por outro caminho e que te traga conquistas verdadeiras e realizações.
            Ao querer se igualar ao seu irmão você deseja a posição de menino mimado e se ressente por não ter sucesso nisso. Mas o sucesso que pode realmente te satisfazer é o de amadurecer e procurar seguir em frente com sua vida o melhor que puder. Caso aceite a realidade que demanda que alguém cresça de fato terá muito a ganhar e nada a perder. Afinal, o que são algumas regalias perto de realizações verdadeiras? Skakespeare em uma de suas peças fez um rei louco que dizia:  Meu reino por um cavalo! Você acredita que tenha sido uma boa troca?

Nenhum comentário:

Postar um comentário