segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Sentimento de Solidão


            Vivemos numa época de rápidas conexões, mas nunca nos sentimos tão sós. Estamos rodeados por pessoas e mesmo assim nos sentimos solitários. Até mesmo quando nos encontramos com muitos amigos podemos carregar o sentimento de solidão e nos sentir mal. Afinal, de onde vem esse sentimento?
            Nos primeiros meses de vida vivemos uma relação com a mãe muito significativa. Quando tudo vai bem entre mãe e bebê o relacionamento é sentido por este último como algo mágico. A comunicação é pré-verbal e funciona através da intuição, ou seja, a mãe intui o que se passa com seu bebê e trata de cuidar de suas urgências e necessidades. Nesses momentos o bebê jamais se sente solitário e nem tem medo da solidão. No entanto, com o tempo o bebê percebe que sua mãe tem vida própria e que não pode ficar à sua disposição 24 horas por dia. É o primeiro contato com a solidão e é assustador. É preciso desenvolver habilidades para se comunicar com o mundo externo, pois nem sempre haverá uma mãe para traduzir e interpretar o seu desejo. A criança descobre que tem que crescer e crescer é solitário.
            Na vida adulta o sentimento de solidão está associado aos primeiros meses de vida. Queremos encontrar alguém ou algo que seja mágico e que nos traga uma sensação de completude. Buscamos cada vez mais ligações na intenção de encontrar a mágica perdida de antes. Só que isso não acontece e nem tem como acontecer. A vida do adulto exige que ele tolere a frustração de se contentar com ligações reais e possíveis e não mais esperar sobre o que não tem como existir. O sentimento de solidão existe quando esperamos por ligações mágicas.
            Provavelmente a origem e o sucesso das famosas redes sociais têm a ver com a exploração do sentimento de solidão. Em algum grau é até possível que elas consigam mitigar um pouco esse sentimento, mas nunca será completamente satisfatório. Sempre nos sentiremos sós. Esse sentimento só poderá ser mais ou menos resolvido a medida que usamos da comunicação verbal e aceitar todos os limites que ela implica, bem como tolerar relacionamentos reais e não mais se apegar ao impossível. Solidão sempre existirá, mas não precisa ser tão temida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário