segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Hostilidade


“Se pudéssemos ler a história secreta de nossos inimigos encontraríamos em cada vida tristeza e sofrimento suficientes para aplacar qualquer hostilidade.” (Henry Longfellow)
            É natural se aborrecer e se irritar com determinadas pessoas. Todo mundo passa por isso. Agora, quando a irritação em relação aos outros passa a cobrar um preço alto demais para a vida isso se torna um problema. Aí, corre-se o risco de ficar ressentido e isso não é benéfico para vida de ninguém. Não precisamos tolerar tudo dos outros, porém não se precisa ficar tão irritado com o outro a ponto disso atrapalhar viver bem.
            Quando ficamos hostis em relação aos outros é porque nos sentimos frustrados e sentimos raivas das pessoas que nos causaram frustrações. Tendemos a julgá-las e a acreditar que essas pessoas só vieram ao mundo com o objetivo de nos tirar do sério. Queremos nos livrar delas rapidamente e até desejamos, ocultamente é claro, que elas se dêem mal. Quando isso acontece ficamos com um leve sentimento de satisfação e depois de culpa. Nesses casos o que se precisa é saber lidar com essas pessoas inconvenientes de uma forma mais apropriada e sábia.
            Não temos controle sobre como os outros funcionam, mas podemos ter controle sobre como vamos funcionar em relação aos outros. A questão, então, passa a ser como nós vamos lidar com a situação de ter que se ver com uma pessoa chata. Mudando a questão muda-se completamente toda a abordagem que precisamos encontrar para resolver esse problema. E além disso, muda-se também o sentimento que podemos ter em relação aos outros. Seremos mais compassivos, porém lembrando que ser compassivo não significa ter que aceitar qualquer coisa.
           Quando se tem em mente que não estamos presos ao outro e que podemos encontrar maneiras de deixar claro que não queremos ser aborrecidos terminamos por ver o outro de outra perspectiva. Antes o outro era só chatice, mas agora se torna uma pessoa cheia de problemas, como qualquer um, e que tem grandes dificuldades em se desenvolver. Uma pessoa chata faz mal, principalmente, a si mesma e se encontra numa posição bem precária. Ver as coisas desta forma permite que deixemos a hostilidade de lado e assumamos outro posicionamento. Assim nos livramos do sentimento de raiva em relação ao outro e nos tornamos mais livres para encontrar outras maneiras de viver com pessoas que nos causam desagrado. A atitude dos outros não devem ter poderes sobre nós. Devemos e podemos sempre mudar tal situação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário