sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Pergunta de Leitora - Libertar o que está dentro


Sempre tive vontade de fazer análise. Isso há anos. No entanto, não a fiz por medo. Receio estar em análise e ser transformada em outra que não sou eu. Explico: tenho certas manias e trabalho com artes e acredito que muito das minhas inspirações venham das minhas “excentricidades” e que se eu me desfizer delas eu perderei minha inspiração e não conseguirei criar mais nada. Não sei se isso acontece de fato, mas morro de medo. Ao mesmo tempo acho que eu me beneficiaria muito de uma análise. O que fazer nesse caso?

            É muito comum acreditar que a análise vai mudar a pessoa tão completamente que ao final desse processo ela se tornará irreconhecível e sem mais nada do que havia sido no passado. Porém, acreditar nisso é um engano e coloca o processo analítico numa posição que não lhe cabe.
            O objetivo de uma análise não é “transformar” uma pessoa. Até porque ela nem tem esse poder. O objetivo de uma análise é ajudar a pessoa a se livrar de seus conflitos internos que tornam a vida pesada e que muitas vezes acabam por comprometer a reais potencialidades de determinada pessoa. Em outras palavras, ao estar em análise a pessoa pode vir a ser quem ela realmente é e não ficar empacada em algum ponto sem dele conseguir sair e com isso se empobrecer.
            No entanto, acredito que seu medo pode estar se referindo a resistência de estar em análise. É claro que se trata de um processo transformador, mas não porque a análise vai te transformar, mas porque você mesma vai se transformar a medida que o processo ocorre. Essa transformação sempre causa ansiedade, pois qualquer coisa que mexe conosco tem sempre esse poder de nos trazer ansiedades e exige um trabalho mental de elaboração dessas mudanças. A resistência, então, funciona como um alerta para você não buscar nenhuma mudança que vai te mostrar um lado desconhecido de você mesma.
            Agora, posso lhe dizer com certeza, de que sua inspiração não vem de suas “excentricidades”, mas de você mesma. Parece que você vê a sua inspiração como algo que lhe é alheio e não como algo que lhe é seu e interno. Você assim se engana porque valoriza mais as suas manias do que a sua inspiração e potencialidade em si. A análise não modifica ninguém. Ela apenas ajudar a nascer o que está latente dentro de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário