quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Pergunta de Leitora - Ciúmes e autoestima


Meu namorado não tem o menor ciúme de mim. Isso me deixa preocupada porque acho que o ciúme, controlado, é sinal de que há amor na relação. Eu morro de ciúmes dele e fico imaginando que de uma hora para outra ele pode não querer mais nada comigo e me abandonar. Ele parece que não tem medo disso acontecer. A única coisa que percebo é que se outro homem me olha com mais intensidade ele fica meio irritado. Mas fora isso ele parece não temer nada. Será que ele me ama de verdade? Ou será que estou procurando pelo em ovo?

            Homens e mulheres vivem os ciúmes, geralmente, de maneiras diferentes. É sempre complicado generalizar porque somos tão variados que qualquer generalização pode soar muito limitadora, mas podemos dizer que as formas diferentes de se experimentar os ciúmes têm relação com o que é mais valorizado por cada gênero.
            Enquanto as mulheres têm como tema principal de suas angústias temerem serem abandonadas os homens se angustiam com o despossuir. Para as mulheres é muito importante se saberem amadas pelos homens, saberem que possuem um lugar de destaque em seus corações. Numa pesquisa de uma universidade americana quando mulheres num relacionamento perguntadas sobre seus maiores medos a resposta mais freqüente foi serem abandonadas pelos seus companheiros e as mulheres solteiras responderam que temiam jamais terem alguém que as amasse. Já o temor masculino, tanto dos comprometidos quanto dos solteiros, era o de ser despossuído como por exemplo perder a mulher para outro ou perder sua posição ou status.
            Não se preocupe em medir o amor do seu namorado pela escala do ciúme. Isso não te ajudará em nada e só te fará se sentir diminuída. Procure antes entender que ter ciúmes não significa necessariamente prova de amor. Cada relacionamento é único e demanda que os envolvidos saibam o que realmente acontecem com eles. Dizer que o sucesso de dado relacionamento está baseado na comparação de certas emoções é um tremendo equivoco. 
            Agora, a fonte maior do sentimento de ciúmes vem da baixa autoestima. Quem sofre de baixa autoestima tende a acreditar que não tem nada interessante e de que não é capaz de manter a atração. Talvez seja proveitoso você refletir como anda sua autoestima e se perceber que não está boa mudar isso para que não fique presa do medo de ser abandonada. Quando você transforma para melhor a visão que tem de si mesma alguns medos não terão mais razão para existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário