segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Passagem


            Mais um ano se vai e mais outro chega. A passagem do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro é simbolizada como a mudança de ano. A mudança de tempo, é obvio, não precisa de uma data específica para ocorrer já que ela acontece todo o tempo, a cada segundo. Porém, é próprio do ser humano significar as coisas, mesmo aquelas mais imateriais e subjetivas. O ano novo é celebrado em quase todo o mundo como a possibilidade de um novo tempo e portanto uma nova vida. É a época que se faz os planos para o que se deseja no futuro e se faz um balanço do que já se passou.
            Podemos e devemos usar essa passagem simbólica de ano para nos voltarmos a nós mesmos. Frequentemente nossas ideias são voltadas para o que conseguimos medir no mundo externo, se ganhamos isso ou aquilo e pouco ou quase nada avaliamos o que de fato fizemos com nossas mentes. O nosso bem mais valioso, que é a nossa própria vida e a maneira que a vivemos é muitas vezes relegada a segundo plano. Quando isso é assim a vida fica vazia e pobre de sentido.
            Temos a possibilidade maravilhosa de olharmos para trás e ver o que podemos melhorar. A passagem de ano deve ser o período para a busca de transformações internas. Ao fazermos planos para o futuro precisamos escolher metas possíveis, pois se nos apegarmos ao impossível é caminho para a frustração. Mas a metas devem estar, acima de tudo, não exclusivamente no mundo externo, porém no mundo interno, nas nossas mentes e no modo que lidamos com nossos relacionamentos e com o que sentimos.
           Esse ano o que mais escrevi nos meus textos foi a necessidade de uma revolução, mas revolução da mente, pois esta sim é eficaz e transformadora. Não adianta querer arrumar o externo e esperar deste uma ordem se dentro de nós está uma verdadeira desordem e um lugar cheio de incompreensões e ódio. Estamos atrasados em transformar nossas enfermidades internas em algo bem mais favorável ao desenvolvimento de todos. Que 2014 venha como uma passagem para o mundo interno de cada um e que cada um se empenhe em cuidar de si como de fato cada um merece. Boas festas e reflexões!


Agradeço a todos que participaram desse blog perguntando, opinando ou fornecendo sugestões. É justamente essa troca que enriquece o campo das ideias e constrói a sabedoria. Cada chama acesa, por menor que seja, é o que possibilita uma iluminação no mundo inteiro. Aproveito para dizer que entro em férias e retorno, aqui no blog,  dia 13 de janeiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário