segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Pesadelos Diurnos


            Há um grande número de pessoas que ficam presas a fantasias de teor negativo. Imaginam as piores tragédias acontecendo e caindo sobre si. Algumas pessoas até se sentem “aliviadas” quando ficam aprisionadas por tais fantasias pois acreditam que só de imaginar tais situações é uma maneira de se precaver delas. Isso nada mais é do que mera superstição e nada corresponde com a realidade dos fatos e da vida.
            Esses pesadelos diurnos ao contrário dos pesadelos que ocorrem quando estamos dormindo podem ser controlados e até mesmo transformados. Temos a possibilidade de sempre interferir nos nossos produtos mentais e as fantasias trágicas são justamente produtos que nossa mente cria. As vezes uma experiência negativa do passado que tememos que se repita ou mesmo nosso lado destrutivo, que é inegável que todos têm, são responsáveis por criar e recriar inúmeras expectativas negativas do que podemos encontrar à nossa frente na vida. Ficamos acorrentados àquilo que mais tememos.
            Acreditamos também que se a gente focar nas tragédias que possam por ventura nos acontecer estaremos de alguma forma nos protegendo delas. Como se acreditássemos que ao prevermos uma possível tragédia estaríamos impedindo ela de se concretizar. Assim nascem as superstições que nada tem a ver com a realidade, mas está mais relacionado ao pensamento mágico. Essa ideia de que algo ruim e nefasto está para nos dominar acaba virando verdadeiros pesadelos diurnos que atormentam muita gente e deixa a vida, em alguns casos, impossível.
            Mas então o que fazer quando nos encontramos presos a tais pesadelos? Nossa mente criou esses pesadelos e nos colocou nessa péssima situação, por isso mesmo devemos cobrar da mente uma solução. Podemos mudar o fluxo dos nossos pensamentos e ideias. Ao entendermos que se focar nos pensamentos trágicos de nada adiantará, que é pura perda de tempo, estaremos livres para desenvolver outro pensamento e este sim mais útil e produtivo. Mudar a natureza dos pensamentos é trabalho árduo e que demanda muita persistência e tolerância aos escorregões no meio do caminho, mas que é possível e até salutar. Como tudo na vida aquilo que é melhor exige muita paciência e dedicação. Custosa essa mudança, mas necessária. Transformar os pesadelos em sonhos é uma das melhores coisas que podemos fazer com nossas mentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário