sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Pergunta de Leitor - Herói


Quando eu era criança as coisas pareciam ser bem mais fáceis. Tudo tinha uma proporção diferente. Eu acreditava, quando menino, em super heróis e queria ser um. hoje já não acredito em mais nada e em mais ninguém. Me sinto desprovido de modelos, não que eu queira voltar a acreditar em heróis igual quando eu era criança, mas o mundo se encontra sem valores. Me sinto desprovido de qualquer modelo e de qualquer ponto de referência. Como construir pontos de referência nesse mundo atual?

            Todos nós temos nossos heróis fictícios ou reais. A figura do herói é necessária ao nosso desenvolvimento e nos permite a identificação com determinados modelos. Quando crianças nossos primeiros heróis são os pais, que são figuras poderosas. Com o tempo incluímos nesse rol outras pessoas como professores, tios, figuras históricas bem como personagens ficcionais. A gente sempre tem modelo de identificação.
            É importante avaliar quem são nossos heróis, pois isto permite compreender quais qualidades apreciamos e valorizamos, ou seja, quais valores queremos desenvolver em nós mesmos. Quando fazemos de determinada figura herói é porque queremos ser daquele jeito, desejamos possuir aquelas características. Com o decorrer do tempo percebemos que nossos antigos heróis são humanos falíveis ou então pura ficção e nos entristecemos.
            Porém, uma reflexão mais apurada nos faz entender que a lista das características que mais apreciamos nos heróis nós possuímos. Elas estão dentro de nós, em estado latente. Por essa razão compreender quem são ou foram nossos heróis nos ajuda a desenvolver nossa própria potencialidade. Podemos e devemos nos tornar nossos próprios heróis, não de forma arrogante e pretenciosa, mas dentro das possibilidades reais e humanas. Chega um momento que precisamos todos nos tornar heróis.
            Dentro da realidade podemos aos poucos construir o herói que queremos ser. A figura do herói deixa assim de ser produto de um devaneio lúdico para se tornar uma possibilidade real. Com esforço e dedicação aperfeiçoamos nossas vidas e a maneira que lidamos com os problemas. Já pensou em se tornar seu próprio herói? Afinal, o que poderia ser mais heroico do que viver bem consigo e se tornar verdadeiramente humano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário