sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Pergunta de Leitora - Riqueza Pobre


Sou relativamente bem de vida. Quero dizer que conto com bons recursos financeiros e de que não preciso me preocupar com o amanhã mas percebo em mim um medo de que me tirem o dinheiro. Quando vou a um profissional sempre reclamo do preço sem precisar. Quando vou comprar algo sempre acho que estou sendo explorada. Até mesmo quando criava meus filhos só dava a eles o que fosse o mais barato possível. Sinto que posso ser roubada. Mas tb sei que perdi muitas coisas na vida e meus filhos não são ligados em mim até hoje. Viver assim me incomoda e não quero mais. Como mudar?

            Hetty Green (1835-1916) foi uma milionária nova iorquina e uma mulher extremamente odiada por sua avareza. Apesar de ser uma das mulheres mais ricas do mundo naquela época ela só comia comidas baratas e se vestia como mendiga. Fez um escândalo e chorou quando perdeu um selo de carta que custava dois centavos. Porém, o pior de tudo foi quando seu filho Ned quebrou a perna e ela se recusou a pagar por tratamento médico por achar caro demais. Resultado: Ned teve sua perna amputada por falta de cuidados adequados. Milionária, mas pobre.
            A pobreza de Hetty Green não era de dinheiro mas de recursos internos. Mesmo dona de uma fortuna ela se sentia pobre e qualquer coisa exigida dela ela reagia como se estivesse sendo roubada. Mas o que ela não podia dar era da ordem dos sentimentos e afetos e não o dinheiro em si. Ela apenas deslocou para a questão financeira o seu medo de ser roubada em afetos.
            O seu medo é de dar afeto e estabelecer ligações verdadeiras. O ato de dar para você passa a ser assustador provavelmente porque você se sente empobrecida de afetos. Por isso tem tanto medo de perder o pouco que sente possuir. Ninguém se sente capaz de dar aquilo que não tem. No entanto, esse seu funcionamento é enganoso e só te faz mais pobre.
          Quanto mais usamos nossa capacidade de se ligar afetivamente mais ricos ficamos. Afetos não somem com o uso, porém tendem a crescer. Está na hora de você aprender a valorizar a verdadeira riqueza e a usar mais sabiamente os seus recursos internos. O que você teme é amar e acha que amar vai te deixar sem amor. Cabe a você mudar essa história investindo na sua mente. Para isso vai ser necessário pagar um preço, mas lembre-se que de qualquer forma um preço sempre é pago. Resta você decidir qual preço prefere pagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário