sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Pergunta de Leitora - Ligação Tóxica


Minha pergunta é: Qual a melhor forma de se afastar de um mitomaníaco, devo mostrar-lhe que conheço toda a verdade ou apenas me afastar? Tenho um amigo que cria um mundo imaginário e só hj me dei conta que eu o ajudo nesta mentira fantasiosa pq alimento suas mentiras ao simplesmente aceitá-las. Como pode alguém mentir a ponto de deixar as pessoas reféns de sua vida? É o que acontece comigo... sempre que percebe que está me perdendo cria uma doença, uma morte na família...se faz de coitadinho. E eu por um tempo até achei ser amor...mas a última me tirou do sério. Criou que estava com leucemia...me fez acreditar pq descrevia o tratamento, os sintomas, as sensações, desligava o telefone por dias a fio para que eu tivesse a certeza de sua internação. Meu DEUS ele precisa de ajuda...mas eu tb pq estou tão triste, tão desapontada!....


            A mitomania é um estado que faz com quem a sofra tenha compulsão por mentiras, ou seja, não consegue se controlar e acaba por contar e tentar viver falsas histórias. O mitomaníaco fica preso num mundo longe dos acontecimentos reais e fica assim por motivos psicológicos e não porque queira tirar vantagem de nada ou chamar a atenção. A mentira para se obter algo ou controlar alguém tem mais a ver com a perversão e não com a mitomania.
            O perverso faz uso das falsidades para ganhar algo ou se sentir mais poderoso. O que o perverso mais almeja é o controle e a negação de suas limitações. Para conseguir isso ele se vale das pessoas mais generosas ao seu redor, tentando enredá-las em suas tramas. Ele usa e abusa do fato de que alguém generoso poderá dar para ele algo que ele sente não conseguir por si só. Pela descrição do que você escreve parece que é justamente assim que você se vê: que é usada.
            Para o jogo perverso se realizar é preciso que aquele que é usado permita tal coisa acontecer. O que você precisa se perguntar é o porquê cai nas artimanhas dele. Por que aceita, sem questionar, participar de enredos falsos? Por que você se sente responsável por ele a ponto do desespero? As respostas para essas perguntas se fazem necessárias para que você mude a sua atitude e pare de entrar numa situação que em nada te acrescenta.
            Você sentiu, inicialmente, que era amor as mentiras dele. Mas o amor não mente e nem prende. É preciso você parar de negar a realidade e enxergar as coisas como elas são. A sua angústia está em se separar dele, mesmo sabendo que ele só te faz mal. Nem todos os relacionamentos são saudáveis e precisamos avaliar bem quais devemos alimentar e investir e quais devemos evitar. O outro a gente não muda, porém a nós mesmos sim. É chegada a hora, e você sabe disso, mas ainda não se autorizou, de se desligar de relacionamentos destrutivos e empobrecedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário