sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Pergunta de Leitor - Descobrir-se


Sou gay e tenho 22 anos. Quando percebi que eu era diferente (que eu gostava de homens e não de mulheres) eu fiz de tudo para mudar isso. Não queria ser gay, não gosto disso, mas na sexualidade só consigo pensar e imaginar homens e não mulheres. Não sei porque sou gay. Minha família é normal e nunca sofri nenhuma tragédia ou abuso. Minha vida seria bem melhor e mais fácil se eu fosse hetero. Tenho muito medo de não poder ser um homem de verdade. É ruim ser veado e quero ser um homem. Será que se eu fizer algo como terapia intensiva eu posso mudar minha opção sexual? Existe isso e onde faço?

            Ser homossexual não se trata de opção. Por isso que se diz orientação sexual e não opção sexual. No entanto, quando você fala da sua homossexualidade você fala com culpa, como se você tivesse feito uma má escolha e que é inferior por isso.
           O que mais te prejudica é o seu próprio preconceito. Preconceitos só servem para trazer posição de inferioridade e traz cegueira para as diferenças da vida. O seu olhar para consigo é o olhar de um preconceituoso e enquanto persistir nisso não vai sobrar nenhum espaço para a compreensão e aceitação. Hoje você prioriza o ódio e não o amor.
            O ódio não te permite ver as coisas de uma outra perspectiva mais realista. Você diz que sendo homossexual não poderá ser homem. Deve ter tirado essa idéia absurda dos valores morais e não da realidade. Ser homem não significa heterossexualidade, mas significa qual o caráter que você vai dar para você mesmo, o que você vai construir para a sua vida. É plenamente possível ser homossexual e ser homem, um não exclui o outro. A homossexualidade é apenas mais uma das maneiras de amar e ser amado e nada tem a ver com a dignidade da pessoa.
           Concordo que, talvez, e insisto no talvez, sua vida seria mais “fácil” se você fosse heterossexual. É uma pena que o mundo ainda não aceite completamente os homossexuais com coração aberto e torne a vida deles, em muitos momentos, um inferno. Só que agora é você mesmo que torna a sua vida infernal. Ao negar a sua homossexualidade você tenta negar você e fica preso ao ódio. Por que não mudar isso? Por que não procurar ajuda para aprender a se ver com olhos mais generosos e sair da condição em que se encontra? Muito da sua felicidade está nas suas mãos e agora é o momento certo de mudar, não a sua orientação sexual, mas a visão que tem de si próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário