segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Nada Será Como Antes


            Conversando com uma amiga ela manifestou o receio de encontrar alguns amigos do tempo de faculdade. Disse que lá no passado ela e esses amigos foram muito próximos, tinham muita história para contar e muitas experiências compartilhadas. Só que o tempo foi passando e os vínculos foram se desfazendo até que entre alguns nem mais havia contato há anos. Eles terminaram a faculdade vinte anos atrás e estão planejando um reencontro, no entanto ela teme o que vai encontrar.
            Teme as pessoas que um dia amou e se relacionou tão intimamente no passado, mas que agora são outras e não mais as mesmas. São outras porque ninguém atravessa a passagem do tempo sem mudanças. Muitas se deram bem, outras nem tanto. Muitas estão felizes, outras amargas. Muitas perderam pessoas queridas, muitas podem ter perdido a saúde, enfim, todas têm uma história e marcas que carregam. Essa amiga teme não reconhecer mais seus amigos.
            As coisas e as pessoas mudam e toda a mudança sempre traz certa dose de insegurança. Não dá para se impedir as mudanças, isso seria o mesmo que querer impedir a vida de acontecer. Agora, o que essa amiga precisa fazer quando reencontrar seus amigos de faculdade é aceitar as mudanças e reinventar a amizade que antes existia. Algumas, talvez, não sejam possíveis, mas outras podem ser que sim. Reinventar a amizade implica aceitar as mudanças que ocorreram e reconstruir os laços de amizade agora em outra base. É quase como partir do zero, mas sabendo que existe uma história conjunta e a força dessa história pode fazer toda a diferença.
         Ficar com ansiedade nesses momentos é natural. Seria estranho se não houvesse nenhuma carga de ansiedade. Mas suportar a ansiedade permite, nesse caso, reencontrar os amigos e construir algo novo e com outro sentido. Aqui embaixo está o vídeo de uma música de Milton Nascimento Nada será como antes que fala do reencontro. Reencontros causam alvoroço no coração, mas são experiências válidas e interessantes, mesmo que em alguns momentos doloridas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário