segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Ilusão é Fumaça


            Hans Christian Andersen tem um conto chamado A pequena vendedora de fósforos sobre a estória de uma órfã que sobrevivia vendendo fósforos na rua. Num certo dia, véspera do natal, essa menina enfrentou a neve e o vento para conseguir vender alguns fósforos para ter o que comer, porém não teve sucesso e terminou sem nenhum tostão. Não tendo para onde ir e nem o que comer vagou pela cidade observando aqueles que tinham mais condições do que ela. Entristecida foi para debaixo de uma construção para se proteger do frio e lá ela começou acender os fósforos, um por um, e cada vez que acendia um deles imaginava que tinha aonde ir, o que comer e uma família amorosa. E assim foi, ela alucinando e os fósforos acabando. Na manhã seguinte a menina foi encontrada morta e congelada.
            Esse é um conto muito triste, não só porque revela uma verdade, da fome e do abandono, que acontece no mundo inteiro, como também revela uma outra verdade simbólica: a de que muitas vezes vivemos presos às nossas alucinações e não fazemos nada para mudar essa situação. Morremos de fome de significados.
            Quantas pessoas não preferem ficar presas às suas imaginações do que enfrentar a vida real? Gastam todos os fósforos, mas não pensam que poderiam fazer uma fogueira. Essa menina do conto não tinha condições de mudar sua situação, ela necessitava de ajuda, mas o que dizer das pessoas que tendo condições jogam fora oportunidades e coisas boas para viver no vazio da ilusão? O problema é que ilusão é que nem fumaça, ou seja, não dá para pegar.
            Para alguém se realizar de fato precisa deixar de lado as ilusões e começar a trabalhar dentro da realidade. Porém a realidade nunca é fácil como as alucinações. Estas não exigem esforço nenhum e vêm facilmente, mas tal como a fumaça não enche barriga, o que nesse caso significa que não trazem significados para a vida. É bom sonhar, pois os sonhos nos enriquecem e permitem vislumbrar uma possibilidade no futuro, mas é sempre bom lembrar que sonhar não tem nada a ver com alucinar. A alucinação é para quem não suporta a realidade, não para quem quer construir algo. É importante não nos perdemos nas nossas ilusões e viver a vida de forma mais proveitosa.

Para assistir:


Nenhum comentário:

Postar um comentário