segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Dependência é Prisão


            Há pessoas que são viciadas em cigarros. Se ficam sem sentem-se mal e precisam logo acender um senão não suportam a angústia. Outras precisam beber aquela dose de álcool para se sentir bem e caso não tomem nada ficam irritadas e achando tudo sem graça. Há outras pessoas ainda que precisam fazer uso de drogas ilícitas. Só se permitem sentir bem quando se drogam. No entanto, há vários tipos de dependência que não necessitam de nenhuma substância, mas requerem um determinado tipo de comportamento como aqueles que repetem as mesmas atitudes e reagem sempre da mesma maneira. São aqueles indivíduos que nunca mudam e são extremamente previsíveis.
            Seja qual for a dependência em questão uma coisa fica clara. Toda dependência é uma prisão e quem está preso não pode ser feliz, pois prisão implica em falta de liberdade. Na dependência não há liberdade para se ser de um jeito ou outro, há apenas um impulso que diz, imperiosamente, que a pessoa deve ser de determinada maneira. Nesses casos a pessoa deixa de ser dona de si própria e vira um fantoche dos impulsos inconscientes.
            Quem desconhece o próprio inconsciente não conhece suas razões de ser, fica preso à repetição de modelos sem jamais questionar por que precisam ser desse jeito. Se repetir é uma das atitudes mais empobrecedoras que pode haver, já que quem se repete se fecha para mudanças que são sempre importantes. Aceitar mudanças significa aprender com a vida. A vida está em constante mudança quer aceitemos isso ou não. As pessoas mudam, os lugares mudam, enfim é impossível ficar sempre numa mesma situação. O ato de se repetir é uma forma de se negar a realidade da vida.
            A pessoa dependente teme as mudanças e valoriza mais a repetição do que as aprendizagens. Se apega a determinadas coisas e comportamentos já conhecidos como uma forma de querer controlar a vida e impedir as mudanças. Porém, quem não aceita a realidade não tem como estar bem. Precisa criar ilusões para se manter. Toda dependência é também uma ilusão pois deixa de ver a própria força e potência. Na antiga Grécia, no oráculo de Delfos, existia a inscrição Conhece-te a ti mesmo e essa frase continua e sempre continuará atual. Quem não se conhece corre o risco de ficar preso e isso é um preço alto demais a ser pago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário