sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Pergunta de Leitora - Saber a quem se entregar


Vamos ver se vc vai concordar comigo. Há dois anos eu ajudei muito um homem que precisava de ajuda. Ele estava na bebida e outras drogas. Não tinha emprego e nenhum futuro na frente. Eu estendi minha mão e ele pôde se erguer. Só que acabamos nos tornando namorados. Agora, que ele está bem melhor, ele quer terminar o namoro comigo e ser só meu amigo. Não acho justo. Ele não tem a menor gratidão e pensa que não me deve nada. Mas se não fosse por mim era bem capaz de ele estar hoje na sarjeta. Me sinto usada. Nao acho que mereça estar passando por isso. Mas só de me ver separada dele me sinto péssima e não sei o que fazer. O que devo fazer?

            Quando diz se “vamos ver se concordo com você”, você dá mostras de priorizar o controle e este pode ser considerado um tipo de violência. A violência não é só física ou xingamentos, mas pode acontecer também quando há a tentativa de se controlar o outro, deixando-o sem liberdade de se expressar e ser quem de fato é.
            Agora, nesse seu caso, a maior violência está em confundir gratidão com dívida. É importante saber que não são a mesma coisa. Talvez esse homem até tenha gratidão para com você, mas ele não precisa ter uma dívida. Quando você insiste que ele te deve algo você deturpa o significado do seu ato generoso que teve com ele. Afinal, você o ajudou porque acreditou nessa atitude ou porque estava fazendo um investimento?
            Quando você o ajudou, provavelmente, ele se encantou com isso e se enamorou de você, porém esse enamoramento teve mais a ver com a situação em que ele se encontrava do que com algo que fosse real e duradouro. Acabado esse encantamento ele quer seguir em frente e não há nada que realmente o impeça disso. É o direito dele e só resta a você respeitar senão corre o risco de perder o amigo, pois é isto, a amizade, o que ele te oferece.
             Seria interessante você investigar porque foi se apaixonar por uma pessoa que você ofereceu ajuda. Será que foi apenas uma coincidência? Ou há aí um fator que faz com que você se apaixone por alguém que esteja por baixo e que você tem o “poder” de levantar? Se for este o caso trata-se de uma fantasia de onipotência e o melhor que você pode fazer é entender porque precisa agir assim para não mais ficar submetida a esse imperativo. Saber mais de si vai ajudá-la a escolher melhor para quem você deve entregar o seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário