sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Pergunta de Leitor - Aprisionado e Inflamado


Sou psicólogo e acredito na psicanálise ortodoxa. Aquela que foi criada e fundada por Freud. Creio que você causa um mal ao banalizar a ciência psicanalítica escrevendo textos superficiais e de senso comum. A psicanálise requer anos de estudo e formação e não deve ser banalizada. Ela não é uma ciência de feira e só acontece dentro do consultório. Querer usar da psicanálise para falar de coisas da vida não tem o menor sentido. Seus textos são para leigos e não para psicanalistas que exigem um vocabulário mais acadêmico. Você deveria escrever literatura, se quer escrever, mas não literatura psicanalítica que não é para qualquer um e requer todo outro posicionamento.

            Entendo que o seu compromisso seja com a psicanálise ortodoxa, seja lá o que isso quer dizer, porém eu conheço simplesmente a psicanálise. Esta foi criada e fundada por Freud e desenvolvida por muitos outros depois dele. A psicanálise é rica e complexa e não deve jamais ser vista de forma tão limitada e presa. Agora, o compromisso do psicanalista não deveria ser jamais com a psicanálise, mas com os seus analisandos.           
            Quem valoriza a teoria que usa acima das pessoas que atende se engana. O compromisso do psicanalista está sempre com seu analisando e para tal acontecer é necessário desenvolver uma “escuta analítica” que significa se despegar de qualquer ideia já pré-concebida. Porque quem tem uma ideia pré-concebida se torna rígido em sua escuta e só vai escutar o que quer e não o que o analisando está realmente falando.
            A psicanálise foi feita para as pessoas e não as pessoas para a psicanálise. Sendo assim, por que a psicanálise não poderia ser discutida numa linguagem mais informal e entendida por um número maior de pessoas? Por que a psicanálise deveria se manter fechada? Isso só serve para criar uma aura de mistério e abrir caminho para o preconceito. Muito provavelmente você se apega à teoria psicanalítica como se ela fosse algo que te dá poder. Usar da psicanálise para se sentir com poder é nada mais que narcisismo. Creio que você compreende o que seja narcisismo.
            Freud, não sei se você sabe, recebeu aos 74 anos o prêmio Goethe, considerado um dos maiores prêmios de literatura do mundo e recebeu tal láurea por ser um excelente escritor e não por ser um brilhante cientista. A psicanálise e a literatura têm uma relação muito próxima e muito produtiva. Bion, grande psicanalista, respondeu certa vez que se alguém quisesse se tornar um bom psicanalista deveria ler literatura e não apenas textos psicanalíticos. A psicanálise deve estar a serviço do conhecimento humano e não de egos inflamados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário