segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Qual o preço que você paga?


            Pessoas deprimidas, pessoas que sofrem, pessoas que vivem com medo. Há tantos exemplos de pessoas que não estão bem e pagando um preço muito alto por sua vida. Uma grande verdade é que nesta vida há sempre um preço a se pagar, por isso se faz necessário saber escolher bem o preço que cada um está disposto a pagar enquanto vive.
            Muitos querem passar pela vida sem ter que pagar preço nenhum, ou seja, querem viver sem ter que assumir nenhuma responsabilidade pela vida que levam. É um fato, e é sempre melhor aceitar isso, que muito do que vivemos na vida é conseqüência de nossa responsabilidade ou irresponsabilidade para conosco. Em muitos casos podemos optar por estarmos bem ou mal.
            Claro que essa opção não se dá na dimensão da consciência, mas na do inconsciente. É como se tivéssemos duas mentes sendo uma delas tudo aquilo a que temos acesso e sabemos e outra que nos fica oculta, porém que tem grande influência na origem de nossas atitudes para com a vida. O inconsciente nos leva a ser muitas coisas. Daí a necessidade de conhecê-lo.
           Conhecer o próprio inconsciente nada mais é do que um trabalho de autoconhecimento. Só que se conhecer exige um preço. Nunca é um processo fácil e nem rápido, mas que se torna necessário caso alguém queira viver com mais qualidade. Saber melhor de si nos permite avaliar o que é melhor para nós mesmo. Isso nos faz escolher o melhor preço a pagar. Quem está pagando um mau preço pela vida e com isso sofrendo é porque não soube avaliar corretamente o valor que está pagando. Depressão, medos fora da medida e angústias são más escolhas que muitas vezes fazemos. São preços altamente inflacionados, injustos e prejudiciais que, algumas vezes sem perceber, pagamos. Ao nos conhecer nos tornamos mais sábios e como resultado podemos escolher qual preço nos favorece mais. A maior diferença entre uma pessoa mentalmente sadia ou enferma é que a primeira escolhe o preço que paga enquanto a segunda deixa que a vida escolha o preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário