sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Pergunta de Leitor - Opressão


Tenho 35 anos e caso no fim desse ano. Sempre estive seguro disso mas agora que o casamento está perto começo a ter dúvidas. Fico me perguntando se ela é a mulher com quem devo me amarrar. Receio que depois do casamento ela não vá ser tão fiel. Digo isso porque ela gosta de sexo e muito e fico com a idéia de que ela possa querer sair com outros. Hoje me pego pensando se não seria melhor uma esposa mais tímida, mais recatada, alguém que desse mais confiança. A minha atual namorada nunca me deu motivos para desconfiar ainda mas ela é muito fogosa. Como fazer ela ser mais centrada?

            Enquanto os homens não abandonarem comportamentos arcaicos, dos tempos do Brasil colônia, o relacionamento homem-mulher será sempre conturbado e repleto de preconceitos e desconfianças. O seu comportamento é arcaico, pois visa à perpetuação da honra machista e não o amor. O que você tem medo é de ser desonrado e corre o risco de jogar fora algo importante e valioso por puro medo.
            Como namorada você a aceita como uma mulher “fogosa” e que gosta abertamente de sexo. No entanto, tem relutâncias em aceitar uma esposa desse jeito. É típico da ideologia machista catalogar as mulheres em duas categorias: aquelas que servem para casar e aquelas que servem para transar. Essa atitude tem origem na insegurança e na baixa auto-estima. O machista tem medo de uma mulher que sabe o que deseja.
            Esse seu medo de uma figura feminina abertamente desejante é devido à sua insegurança como figura masculina. Receia não ser capaz de satisfazê-la, não só sexualmente, mas na vida como um todo e com isso acredita que ela rapidamente perderia o interesse em você e se voltaria para outros homens. Um homem inseguro prefere se vincular a uma mulher insegura, pois esta é mais fácil de ser manipulada. Mulher que sabe o que quer não é enganada tão facilmente.
            Você já se perguntou por que em alguns tristes lugares do mundo as mulheres têm o clitóris extirpado? É porque mulher humilhada, violentada e inferiorizada não consegue desejar e se torna medrosa e submissa. Homens que praticam tais atos de agressão têm medo de mulheres fortes. Só que a solução não é então exigir subserviência das mulheres. A solução está em esses homens trabalharem a auto-estima e o sentimento de insegurança para aprenderem a viver com as mulheres relacionamentos sadios e felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário