sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Pergunta de Leitor - Custo à Pagar


Sofro com a depressão. Não tenho motivo para ser deprimido. Minha vida é boa, tenho de tudo e nada me falta. Não consigo entender o por quê da minha depressão. Sempre fui meio assim deprimido, não é algo novo e que aconteceu só agora. Desde criança acho que sou assim. Já fiz algumas terapias que não tiveram nenhum resultado positivo. E apesar de eu ter dinheiro acho que a terapia é cara e um desperdício. Queria que as coisas fossem mais fáceis. O que você pode me dizer sobre eu ser deprimido sem ter nenhum motivo para isso?

            Não sei se seu caso se trata realmente de depressão, para saber disso é necessário mais informações e uma investigação mais acurada. Diagnósticos não devem ser distribuídos a torto e a direito. Agora podemos dizer, sim, que você nota em você, e já há algum tempo, um certo desinvestimento para com a vida.
            Com desinvestimento quero dizer que você está numa posição na qual as coisas parecem não ter a menor graça e sentido. A vida para ser prazerosa depende do quanto de afeto é investido nela. E a quantidade de afeto depende muito do quanto temos esperança de que ao investir afetivamente as coisas dêem retorno. Quem não investe é porque não tem esperanças de que nada venha a trazer alguma realização e felicidade e fica preso numa posição muito empobrecedora.
            O motivo para tal estado de desinvestimento você desconhece, mas pode vir a descobrir caso se debruce sobre a sua história de vida e com isso passar a se conhecer. Muito provavelmente o motivo não vai ser encontrado no plano consciente, aquele que você tem acesso, mas sim no plano do inconsciente que fica-lhe oculto e que demanda um trabalho de investigação. Hoje você se encontra ignorante do seu estado, mas pode ganhar muito mudando isso.
              No entanto, você disse que a terapia é cara e um desperdício. O que será que quis dizer com isso? Obviamente não foi pela questão financeira que parece não lhe ser nenhum problema. Porém o preço que você se refere é o de saber de si, ou seja, o de se descobrir e se reinventar. Em outras palavras, o se responsabilizar por si próprio é que lhe é custoso. Mas é impossível viver sem ter que pagar nenhum preço. Resta-lhe agora saber qual o melhor preço a ser pago: a irresponsabilidade consigo ou o autoconhecimento? Nietzsche, filósofo alemão, tem uma frase que você pode usar para refletir. Nunca é alto o preço a pagar pelo privilégio de pertencer a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário